Cotidiano

MEC prorroga prazo para renovação do Fies

O prazo para renovar os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado, mais uma vez, para 30 de dezembro. Cerca de 300 mil estudantes, segundo o governo, ainda não fizeram o aditamento do financiamento referente ao segundo semestre de 2016, embora o ano esteja no fim. No total, cerca de 1,5 milhão têm que fazer a renovação, dos quais 1,2 já realizaram o procedimento.

A portaria com o novo prazo, que será publicada amanhã no Diário Oficial da União (DOU), vai autorizar os agentes financeiros do Fies a receber até 29 de dezembro os Documentos de Regularidade de Matrícula (DRMs) emitidos a partir de 25 de novembro último, mesmo que o prazo de comparecimento ao banco esteja expirado.

O período para a renovação de contratos do Fies terminaria no dia 31 de outubro, mas o governo não tinha dinheiro para honrar as taxas bancárias sem as quais os aditamentos ficavam impossibilitados de serem efetuados pelos estudantes. Foi necessário aguardar a liberação de recursos extraordinários por meio de MP editada pelo governo. Com isso, o prazo foi prorrogado para 15 de dezembro e, agora, para 30.