Cotidiano

MEC abre inscrições para simulado online do Enem

BRASÍLIA – Os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem testar seus conhecimentos em simulado online elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). O exame virtual é composto por 80 questões a serem respondidas em quatro horas, conforme as regras da Enem.

Para fazer o simulado, os interessados precisam se cadastrar até 3 de julho no site horadoenem.mec.gov.br. No caso dos estudantes da rede pública sem acesso à internet em casa, eles poderão fazer o simulado na escola, com prazo de até 1º de julho para o cadastro.

Logo após a conclusão, os estudantes poderão conferir a nota e ver se ela é suficiente para entrar no curso ou universidade pretendida. Segundo o MEC, a ideia é permitir que os estudantes treinem e ganhem ritmo para fazer a prova.

O Enem será realizado nos dias 5 e 6 de novembro. O exame é a porta de entrada para várias universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para tentar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas em instituições privadas, também é preciso fazer o Enem.

O simulado é uma parceria do MEC, do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao ministério e responsável pelo Enem.