Cotidiano

McGuiness renuncia e coloca governo de unidade em risco

BELFAST ? O histórico líder republicano Martin McGuiness renunciou nesta segunda-feira ao cargo de vice-primeiro ministro, em protesto contra a suposta corrupção da chefe do governo da Irlanda do Norte, colocando em risco o governo de unidade com os unionistas, fruto do processo de paz.

O partido nacionalista Sinn Fein, de McGuinness, convocou a premier Arlene Foster, do Partido Democrático Unionista (DUP, na sigla em inglês), o maior partido pró-britânico do país, a se afastar temporariamente enquanto se desenrola uma investigação sobre um controverso programa energético que, segundo ele, poderia custar aos contribuintes centenas de milhões de libras.

?A primeira-ministra se recusou a ficar de fora, portanto, é com profundo pesar e relutância que estou oferecendo minha renúncia como vice-primeiro-ministro. Agora precisamos de uma eleição para permitir que o povo faça seu próprio julgamento?, disse em um comunicado McGuinness, antigo membro do Exército Republicano Irlandês (IRA). ?O Sinn Fein não vai tolerar a arrogância de Arlene Foster e do Partido Democrático Unionista?.

O Sinn Fein disse que não nomeará um substituto para McGuiness, que poderia levar o governo à sua dissolução ou à convocação de eleições.

Foster se recusa a renunciar após a descoberta de malversação de dinheiro público em um programa de promoção de energias renováveis lançado quando era ministra de Empresa.

O governo de unidade foi um dos resultados dos Acordos de Sexta-Feira Santa, que colocaram fim a 30 anos de conflito entre os republicanos defensores de que a província britânica se unisse à Irlanda e protestantes leais a Londres, no qual morreram cerca de 3.500 pessoas.