Cotidiano

McDonald?s no cinema: filme mostra escalada da lanchonete a império

MCDonalds.jpg NOVA YORK – A história da maior rede de fast-food do mundo será contada a partir deste mês nos Estados Unidos, e de março no Brasil, no filme ?The Founder? (no país, será lançado como ?Fome de Poder?). O fundador que dá título à versão original é o vendedor de máquinas de milkshake Ray Kroc, que se encanta com o potencial do método de trabalho observado na lanchonete dos irmãos Mac e Dick McDonald, em San Bernardino, na Califórnia.

McDonald’s

O filme mostra a trajetória do McDonald?s desde a pequena lanchonete nos anos 50 até a gigante do fast-food dos dias atuais. Na época, Kroc enfrentava dificuldades para vender seus produtos e se interessa pelo sistema inovador implementado no restaurante, com uma espécie de linha de montagem para a produção de hamburguers e batatas fritas.

Kroc propõe uma parceria e convence os irmãos a partirem para uma expansão pelos Estados Unidos, a partir de franquias, em meio a questões sobre o controle da rede e outras diferenças entre os sócios. Ele se mostra um empresário disposto a lutar pelo controle das franquias.

? Ray Kroc era como muitos americanos que vêm de famílias de imigrantes, isso é quem a gente é e isso é muito bom ? disse o ator Michael Keaton, que interpreta o fundador, na premiére do filme.

Em reportagem, o jornal ?Wall Street Journal? destaca as lições de empreendedorismo do filme. Uma das sugestões é que o empresário deve estar pronto a reconhecer um conceito pronto a explodir, como Kroc fez com a criação de franquias. Ao mesmo tempo, não deve nunca deixar de vender. A qualquer momento, mesmo em festas e horas de lazer, Kroc não perdia a oportunidade de atrair um investidor ou franqueador.