Cotidiano

McDia Feliz deve vender 25 mil lanches

Cascavel – Um dia dedicado a crianças e adolescentes com câncer. O McDia Feliz, realizado hoje em Cascavel e Foz do Iguaçu, é uma campanha do Instituto Ronald McDonald que, neste ano, visa arrecadar recursos para a compra de medicamentos que não são ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas que são essenciais ao tratamento do câncer infanto-juvenil. Além disso, parte dos recursos arrecadados será investida na capacitação dos profissionais de saúde de toda região.

A campanha se concentra na venda de lanches durante todo o sábado (26). Quem quiser ajudar tem até as 23h59 de hoje para comprar um Big Mac e contribuir com a Uopeccan. A expectativa da gerente de assuntos institucionais do hospital, Kelyn Aires, é de quem sejam vendidos 25 mil lanches. Cada lanche custa R$ 15,50. Até ontem, as vendas antecipadas já garantiam 21 mil Big Macs. Se atingida a meta, a Uopeccan vai arrecadar R$ 400 mil. Vale lembrar que Cascavel é a cidade que mais vende lanches na campanha em todo o Brasil. “Pedimos que a população compareça e peça o Big Mac no balcão”, relata Kelyn.

Para aumentar a renda, a Uopeccan vai vender também produtos promocionais como camisetas, chaveiros e chinelos.

PROGRAMAÇÃO

Quem for até o McDonalds para adquirir um Big Mac pode aproveitar as ações que serão desenvolvidas no local. Acadêmicos e professores de três instituições de ensino de Cascavel permanecerão das 9h às 18h em frente ao restaurante oferecendo serviços de saúde à comunidade. Também haverá pintura de rosto e cama elástica às crianças e adolescentes e apresentações culturais.

Conquistas

Uma das primeiras conquistas a partir do McDia Feliz foi a construção da ala oncopediátrica, na Uopeccan de Cascavel, em 2010. Já no ano seguinte, a campanha proporcionou a compra de um equipamento cirúrgico. De 2012 para cá foi implantada uma sala de espera com brinquedoteca às crianças, comprados mais de 20 equipamentos, camas, suportes de soro, entre tantos outros aparelhos utilizados no hospital em benefício dos pacientes.