Cotidiano

May viaja a Ancara para impulsionar relações com a Turquia após Brexit

BRITAIN-EU_MAYANCARA? A primeira-ministra britânica, Theresa May, chegou neste sábado a Ancara para se reunir com as autoridades turcas em uma viagem destinada a impulsionar as relações comerciais após o Brexit, em um encontro que ocorre um dia depois de sua reunião com Donald Trump em Washington. May se reunirá com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e com seu colega Binali Yildrim. A chefe de Governo britânica se diferencia, assim, dos outros dirigentes da União Europeia pouco dispostos a viajar para a Turquia devido aos expurgos ocorridos após o golpe de Estado frustrado de 15 de julho.

Como manda a tradição, ao chegar a Ancara, May se dirigiu primeiro ao mausoléu de Atatürk para deixar uma coroa de flores e, depois, se dirigir ao palácio presidencial. Esta visita é feita no dia seguinte a uma viagem a Washington, que a tornou a primeira dirigente estrangeira a ser recebida na Casa Branca pelo novo presidente americano, Donald Trump.

A Turquia, oficialmente candidata a entrar na União Europeia desde os anos 1980, sempre recebeu Londres. Mas o referendo sobre o Brexit privou Ancara de seu aliado nos assuntos europeus e, por conta disso, os dois países tentam dar uma nova dinâmica à relação, fora das dimensões da União Europeia.

Londres busca fechar acordos comerciais reforçados, em consequência da futura saída do Reino Unido da União Europeia e do mercado único europeu.