Cotidiano

May: Reino Unido não está afastando de seus amigos europeus

LONDRES/BERLIM — Em Berlim para discutir a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), a primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou que o país continua parte do continente e não está afastando de seus amigos europeus. Ela ressaltou que é a primeira visita à Alemanha de um premier do Reino Unido desde o referendo que decidiu pelo divórcio histórico com o bloco europeu.

May foi recebida pela chanceler alemã, Angela Merkel, a quem ofereceu condolências pelo ataque reivindicado pelo Estado Islâmico (EI) que deixou quatro feridos em um trem da Baviera. Em uma entrevista coletiva, a premier destacou que “ambos querem uma relação econômica mais próxima possível entre os países”.

A premier afirmou ainda que quer uma saída da UE sensata e ordenada. E disse que não irá invocar o artigo 50, até que posição de negociação do Reino Unido esteja clara.

Merkel, por sua vez, disse não esperar que o artigo 50 — que estabelece o rito da ruptura — fosse invocado rapidamente. Ela acrescentou que nem todos os laços do Reino Unido com a UE serão cortados.

Mais cedo, May participou de sua primeira sessão de perguntas à primeira-ministra no Parlamento britânico, na qual desafiou a oposição a respeito dos direitos das mulheres, arrancando calorosos aplausos de seus colegas de partido. Sua atuação segura rendeu comparações a Margaret Thatcher.

Ao comparecer nesta quarta-feira para o questionamento de 30 minutos feito por parlamentares, o evento que mais suscita interesse na semana política britânica, May foi saudada em altos brados pelos colegas do Partido Conservador sentados às suas costas.

Ela foi escolhida para ocupar o principal cargo do Reino Unido uma semana atrás, depois que David Cameron renunciou em reação ao referendo de 23 de junho que decidiu pela separação do país da União Europeia (UE), herdando a tarefa difícil de unir sua legenda e negociar a saída do bloco.

May, que se apresenta como uma líder séria, pragmática e sóbria, iniciou seus comentários saudando a queda no desemprego e delineando planos para visitar a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande.

Depois ela se voltou contra o Partido Trabalhista, cujo líder, Jeremy Corbyn, está envolto em uma disputa de poder na qual a única mulher desistiu de concorrer na terça-feira. May enfatizou que seu partido fez dela a segunda primeira-ministra do país desde Thatcher.

— Nos meus anos aqui nesta casa, passei muito tempo ouvindo o Partido Trabalhista perguntar o que o Partido Conservador faz pelas mulheres. Bem, ele continua a nos tornar primeiras-ministras — disse. — O Partido Trabalhista pode estar prestes a passar vários meses brigando e se fazendo em pedaços. O Partido Conservador irá passar estes meses voltando a unir o país.