Cotidiano

May nomeia Boris Johnson para novo ministro das Relações Exteriores

BRITAIN-EU_ LONDRES ? Em seu primeiro dia como premier britânica, Theresa May nomeu o ex-prefeito londrino Boris Johnson ao cargo de ministro das Relações Exteriores do Reino Unido. O até então ministro das Relações Exteriores, Philip Hammond, ocupará o cargo de ministro das Finanças ? uma função-chave no novo governo do país, que se forma após a renúncia do David Cameron como primeiro-ministro.

A até então ministra de Energia, Amber Rudd, foi escolhida para ocupar o cargo de ministra do Interior, seguindo as expectativas de que uma das seria preenchida por uma mulher. A expectativa é que novos ministros sejam apontados ainda nesta quarta-feira. 201607131559561214_AFP.jpg

Hammond já ocupou os cargos de Ministro dos Transportes, Ministro da Defesa e Ministro das Relações Exteriores. No entanto, a chegada ao seu atual cargo como chefe do Tesouro sempre foi seu grande objetivo. Visto como um eurocético, ele já chegou a defender a saída britânica da União Europeia caso o bloco não passasse por reformas ? mas, para o recente referendo, fez campanha contra o Brexit.

O antigo ministro das Finanças, George Osborne, já deixou o governo, embora fosse esperado que ele se tornasse o novo ministro das Relações Exteriores. Ele ocupava o cargo desde 2010 e era um importante aliado de Cameron. A expectativa é que novos ministros sejam apontados ainda nesta quarta-feira.201607131522031119_AFP.jpg

De acordo com informações dos jornais britânicos, a futura premier está preparando o gabinete com mais mulheres na História do Partido Conservador.

No caminho oposto ao de Margaret Thatcher, que escolheu ser cercada por um gabinete ocupado por homens, fontes próximas a May disseram que ela está determinada a colocar em prática a crença de que deve haver um melhor equilíbrio de gênero na equipe de alto escalão do governo.

Primeira mulher a assumir o cargo de premier após Margaret Thatcher, May terá pela frente o desafio conduzir a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e unir o Partido Conservador e um país profundamente divididos pelo Brexit. No ministério do Interior, que ela ocupava desde 2010, adotou uma linha muito firme em temas como a delinquência, imigração ilegal ou pregadores islâmicos.