Cotidiano

May, a ascensão de uma política que não busca o holofote

2016 922795795-201607110846064757_AFP.jpg_20160711.jpgLONDRES ? Filha de um vigário da Igreja Anglicana, Theresa May deverá se tornar primeira-ministra do Reino Unido na próxima quarta-feira, após David Cameron anunciar sua renúncia nesta manhã. Será a primeira mulher a assumir o cargo desde Margaret Thatcher, conhecida como a Dama de Ferro.

Uma sucessão de fatos nas últimas horas acelerou a disputa, depois de sua única concorrente desistir inesperadamente da corrida pela liderança nesta segunda-feira, acabando com a necessidade de uma votação final.

May, de 59 anos, já estava à frente do Ministério do Interior desde 2010 ? um dos cargos mais difíceis no governo. Entre os candidatos à sucessão de Cameron, era considerada uma das mais preparadas.

Ela estudou Geografia na Universidade de Oxford, trabalhou no Bank of England após se formar e como consultora financeira da Association for Payment Clearing Services (APACS). Foi eleita para o Parlamento em 1997.

Em 2002, se tornou a presidente do Partido Conservador (responsável pela administração da máquina partidária), após um discurso famoso em que disse que as pessoas viam a legenda como ?um partido sujo?.

? Sei que não sou uma política em evidência ? disse ao anunciar que disputaria a liderança, em junho. ? Não vou aos estúdios de TV. Não fofoco sobre pessoas no almoço. Não bebo no bar do Parlamento. Apenas faço o trabalho que tenho diante de mim.

May tem diabetes Tipo Um e toma injeções de insulina várias vezes ao dia. Ela se descreve como uma cristã praticante e tem mais de cem livros de culinária.

? Gosto de manter minha vida pessoal. Não tivemos filhos, lidamos com isso e seguimos em frente. Espero que ninguém considere isso importante ? disse ela, citando um tópico que acabou sendo usado pela adversária Andrea Leadsom contra ela.

May foi a favor da permanência do país na UE no referendo do mês passado, mas repetiu seu novo mantra, ?Brexit significa Brexit?, dizendo que não pode haver um segundo referendo e nenhuma tentativa de voltar à UE pela porta dos fundos.

? Como primeira-ministra, farei com que saiamos da União Europeia ? prometeu.