Cotidiano

Matrículas abertas à EJA

Jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental e médio podem fazer a matrícula em uma das quatro instituições de ensino que ofertam as aulas gratuitamente em Cascavel. Abertas no dia 14 de dezembro, as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de janeiro.

Jacir da Silva Dias, diretor do Ceebeja Professora Joaquina Mattos Branco, ressalta a importância da conclusão dos cursos. Ele cita como exemplo o fato de a Agência do Trabalhador ter vagas disponíveis para o mercado de trabalho, mas que não consegue preencher devido a falta de escolaridade dos candidatos.

No Ceebeja há turmas de manhã, tarde e noite e antes das aulas os alunos têm café, almoço e janta, respectivamente para cada turma. Até este ano, o aluno poderia fazer a matrícula em qualquer época, mas agora há um período específico. Para o coordenador, isso pode reduzir o número de alunos. Em 2017, o Ceebja matriculou cerca de três mil alunos.

Mudanças

A Coordenadora da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no NRE (Núcleo Regional de Educação), Ana Maria Ribeiro da Silva, diz que esse período estipulado para matrículas é para garantir a liberação da demanda e formar turmas. Ela ressalta, no entanto, que será possível fazer matrículas após o dia 19 de janeiro, mas vai depender da disciplina e do tempo decorrido das aulas.

A EJA é medida por percentual, isso significa que se um aluno tem todas as disciplinas do Ensino Fundamental para fazer, por exemplo, ele está com 100% pendente. Ana Maria explica que neste caso se o aluno deixar para fazer a matrícula em abril ele não conseguirá porque perdeu 25% do conteúdo programado.

Onde fazer?

Além do Ceebeja Professora Joaquina Mattos Branco, os colégios estaduais Júlia Wanderley, Clarito e Horácio Ribeiro dos Reis ofertam a Educação de Jovens e Adultos em Cascavel.