Esportes

Matheus Leist já um dos destaques da Indy

A velha máxima do futebol “treino é treino, jogo é jogo” também é bem aplicada no automobilismo, mas, ao fim dos testes coletivos da pré-temporada da Indy, os especialistas já apontam como uma das gratas surpresas do ano a nítida evolução da equipe AJ Foyt. O time trouxe uma nova dupla de pilotos para 2018, ambos brasileiros: o experiente Tony Kanaan e o jovem Matheus Leist, de 19 anos, que será o mais jovem do grid nesta temporada.

Nos treinos em três circuitos diferentes (nos mistos de Sebring e Sonoma e no oval de Phoenix), o time liderou sessões e teve seus dois pilotos no top-10 em quase todas as sessões – em muitas delas, Kanaan e Leist figuraram no top-5, sendo o melhor time com Chevrolet depois da atual campeã, a Penske.

“Tivemos uma temporada muito animadora. Em Sebring e Sonoma, a gente via pelos tempos e pela comparação com outros pilotos presentes nos testes que nosso ritmo era rápido, mas com todos juntos em Phoenix tivemos a certeza de que estamos competitivos. É importante ressaltar que na pré-temporada ninguém treinou em circuitos de rua ou ovais longos, então sabemos que há uma longa jornada pela frente. Mas é certo que nosso time fez um excelente trabalho nesta pré-temporada”, diz Leist, que foi top-5 em Sebring, Sonoma e liderou o primeiro dia de treinos em Phoenix e foi top-5 e top-10 nas sessões seguintes no oval de 1 milha.

Embora sejam permitidas sessões particulares de treinos, agora os times da Indy voltam a se reunir apenas na primeira etapa, nas ruas de São Petesburgo, na costa oeste da Flórida, no próximo dia 11.