Cotidiano

Matemáticos buscam fórmula para fazer a xícara de café perfeita

38436862_19122005 - Marcos Ramos - GG - Emilio Rodrigues ele é barista o profissional que prepa.jpg

RIO ? Um grupo de matemáticos está concentrando esforços para chegar à fórmula da xícara de café perfeita. Isso mesmo, em um trabalho publicado no “SIAM Journal on Applied Mathematics” eles explicam quais parâmetros estão avaliando para mudar o design das cafeteiras e permitir que elas façam a bebida de forma mais otimizada, saborosa e com precisão científica.

Um dos objetivos é evitar que o café fique amargo demais. Isso pode ser conseguido utilizando grãos maiores e dispondo-os no filtro de forma diferente, exemplificam os matemáticos William Lee, da Universidade de Portsmouth (Inglaterra), e Kevin Moroney, da Universidade de Limerick (Irlanda).

? A água flui mais rapidamente através de um leito de grãos de café grandes porque a área de superfície pela qual a água tem que passar é menor. E aí a quantidade de café que ela extrai do grão também é menor. Se os grãos são muito pequenos, a água faz um caminho maior para conseguir passar por eles até sair do filtro, e então a tendência é de a bebida ficar mais amarga ? afirmou William Lee à “BBC News”. ? Quem tiver moedor de café em casa, pode ajustar para que moenda não triture tanto os grãos.

O pesquisador também explica que a forma com que fica disposta a camada de pó de café dentro do filtro também pode influenciar o gosto da bebida.

? Quando colocamos os grãos ou o pó de café no filtro e a água quente começa a descer, ela deforma a cama de café e, depois que o processo termina, há um buraco no centro e muito café nas bordas do filtro. Isso também parece desempenhar um papel importante no sabpor que a bebida adquire ? disse ele. ? Estamos vendo como mudar o modelo dos filtros para que o café fique disposto de modo mais homogêneo durante todo o processo.

Composto por mais de 1.800 componentes químicos, o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Segundo estimativas, em todo o mundo são consumidas mais de dois bilhões de xícaras todos os dias.

Fazer a xícara de café perfeita sempre será algo subjetivo, mas o trabalho dos matemáticos oferece uma melhor compreensão dos parâmetros que influenciam o produto final. Enquanto estudos anteriores analisaram a matemáticas da extração de café das lavouras, não houve ainda muito trabalho sobre a maneira pela qual as máquinas o filtram por meio de gotejamento de água quente.

? Nossa ideia geral é ter um modelo matemático completo de café que você poderia usar para projetar máquinas de café, um pouco como nós usamos uma teoria de mecânica de fluidos e sólidos para projetar carros de corrida ? disse Lee.