Cotidiano

Matelândia vai recuperar bacia do Barreirão

Os recursos vão possibilitar adequação e cascalhamento de estradas, implantação de abastecedouros comunitários e recuperação de nascentes

Matelândia – Um acordo vai ser firmado na noite desta sexta-feira, em Matelândia, para a recuperação e a proteção da microbacia do rio Barreirão. Chamado de Pacto das Águas, o convênio envolverá agricultores, prefeitura e Itaipu. A parceria contemplará o investimento de cerca de R$ 2 milhões em diversas ações de recuperação do passivo ambiental da bacia, diz o diretor de Itaipu, Gilmar Secco.

Os recursos vão possibilitar adequação e cascalhamento de estradas, implantação de abastecedouros comunitários, recuperação de nascentes e de solo e a implantação de cercas em alguns pontos da comunidade. A assinatura do convênio, agendada para as 19h, será na comunidade do Barreirão e resulta de um programa que já envolveu os moradores em diversas etapas de preparação e de sensibilização. “Com o envolvimento de todos, a bacia vai virar modelo ambiental”, afirma Gilmar.

O secretário Otoniel Garcez Júnior afirma que as obras, que serão gradativamente implantadas, vão melhorar não apenas a questão ambiental, mas a qualidade de vida das comunidades alcançadas. O prefeito Rineu Menoncin, o Texeirinha, afirma que a parceria com a Itaipu e os recursos canalizados pelo Cultivando Água Boa vão contribuir para transformar a vida de famílias das regiões de Ouro Verde e Barreirão. “O envolvimento de todos é fundamental para o êxito de uma ação tão importante”.