Cotidiano

Massacre em Roraima foi o 3° maior da história dos presídios brasileiros

BRAZIL-PRISON_RIOTBOA VISTA ? A chacina que culminou na morte de pelo menos 33 presos na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), em Roraima, figura entre as maiores já registradas no sistema prisional do país. O número de assassinados no massacre pode ser ainda maior, pois a perícia ainda trabalha na contagem dos corpos, encontrados com muitas mutilações.

O banho de sangue no maior presídio de Roraima fica atrás apenas do conhecido massacre do Carandiru, em São Paulo, onde 111 detentos foram mortos durante rebelião, e da carnificina no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no último dia 1º, quando integrantes da facção Família do Norte (FDN) mataram 56 presos do Primeiro Comando da Capital (PCC).

No ranking negativo de chacinas em presídios do Brasil, figura também a ocorrida no presídio de Urso Branco, em Porto Velho, em 2002. O massacre vitimou 27 presos, no episódio que ficou marcado após o Brasil ter sido denunciado à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

? Isso é omissão da Justiça, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil. Ninguém aqui tinha dúvidas que isso iria acontecer. São bandidos sim, mas aqui tem gente que está por causa de uma porção de maconha ou furto de celular, que convivem com estupradores, homicidas e traficantes ? disse o vice-presidente das prerrogativas penitenciárias de Roraima, Marco Antônio Pinheiro.

Dos 33 mortos no massacre na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, 30 foram decapitados, alguns ainda vivos. As cenas de selvageria dentro da unidade prisional foram filmadas pelos próprios presos, que divulgaram um vídeo em grupos de Whatsapp.

As imagens mostram os criminosos armados com facas arrancando, uma a uma, a cabeça dos presos enfileirados no pátio do presídio. Eles ainda arrancam o coração e outras partes dos corpos das vítimas.