Cotidiano

Marrocos proíbe burcas por medida de segurança

BURQA-FILES-MOROCCO-ISLAM

LONDRES – O Marrocos baniu a produção ou venda de burcas por questões de segurança, informa a mídia local. Ainda que o governo não tenha anunciado formalmente a decisão, informações surgiram sobre comerciantes e produtores de burcas recebendo ordens para produzir de fazer e vender a peça de vestuário.

Até agora a proibição parece se limitar às burcas, vestimenta que cobre da cabeça aos pés, deixando uma tela na altura dos olhos. A maioria das mulheres islâmicas no país usam lenços sem o véu ou niquab.

?Decidimos parar completamente com a importação, manufatura e propaganda dessa peça de vestuário em todas as cidades e vilarejos do reino?, o veículo marroquino Le360 disse, atribuindo a frase a um funcionário sênior do Ministério do Interior.

O portal especulou que a motivação por trás da ação é de segurança, ?já que bandidos têm utilizado a peça repetidamente para perpetrar seus crimes?.

Uma imagem tem circulado online de uma das intimações enviadas por representativos do Ministério do Interior aos lojistas, que foram avisados que seu estoque de burcas será confiscado caso eles não se livrem ou entreguem as mercadorias em 48 horas, conta o Morroco World News.

O banimento provocou uma série de respostas, incluido reações de alguns marroquinos que descreveram a decisão como ?patética?, enquanto outros a aprovaram, afirmando que a burca não é parte da cultura do país.