Cotidiano

Mariussi dá exemplo na educação, saúde e agricultura

O prefeito de Tupãssi deixa o cargo após oito anos no comando da prefeitura

Tupãssi – O prefeito de Tupãssi, José Carlos “Cal” Mariussi terá um novo sucessor a partir de 1º de janeiro de 2017, após ocupar a principal cadeira do Executivo por oito anos. O gestor, que antes de assumir o cargo foi vereador por quatro anos e também vice-prefeito pelo mesmo período, garante que o candidato escolhido pela população em 2 de outubro terá de dar continuidade a programas que se somaram às necessidades do povo.

Um deles foi a implantação de uniformes escolares nas instituições de ensino da rede municipal. “Antes, as crianças iam [com roupas] diferentes umas das outras, e via que isso não era adequado. Para promover a igualdade entre os alunos fiz com que todos usassem roupas iguais, independente da classe social. Nas escolas, todos têm uniformes, distribuídos gratuitamente pelo poder público”, relata. Outras mudanças na educação foram as merendas escolares, as reformas nas creches e a aquisição de novos ônibus.

Na saúde, Mariussi também deixou seu legado. Segundo ele, todas as unidades de saúde foram reformadas e estão em pleno funcionamento. A abertura do Hospital Municipal, que atende 24 horas, eliminou um dos gargalos do município: as filas de espera. “Não temos mais pacientes chegando de madrugada para pegar fichas e agendar consultas. Nem idosos esperando horas para serem atendidos. Isso é muito gratificante”, diz o prefeito.

 

Precisão

Um dos principais programas iniciados na gestão de Mariussi foi o da agricultura de precisão, em parceria com o Instituto Emater. Seu objetivo principal é identificar as condições ideais para o desenvolvimento da agricultura pelo mapeamento e análises de solo. Geralmente, a técnica é usada somente por grandes agricultores, e com isto, alcançam níveis de produtividade nas lavouras acima das médias. Em Tupãssi, tanto o pequeno quanto o grande produtor passou a ter acesso a esse procedimento e o que comprova a eficiência disso são os números. Conforme Mariussi, em 2013, quando o projeto foi implantado, a produção de soja gerava em torno de 120 a 130 sacas de soja. “Já no primeiro ano do programa o número saltou para 170 sacas”, lembra.

A expectativa é de que a agricultura de precisão aplicada no município renda até 200 sacas de soja por hectare nas próximas safras. O prefeito tem uma meta ousada pela frente, que será um desafio ao próximo gestor. “Em dois anos, Tupãssi poderá ser o município que mais vai produzir no Brasil, com as maiores médias de soja e milho por hectare do País, tudo por conta dessa tecnologia”, afirma.

Desde sua implantação, a prefeitura utiliza a tecnologia da informação para levantar dados precisos sobre a variabilidade de solo e clima. A partir dessas informações é possível otimizar o processo de automação agrícola e orientar produtores no uso de fertilizantes. A técnica aponta ainda a redução de 20% na quantidade de insumos aplicados nas lavouras, e aumento de até 35% na produtividade.