Cotidiano

Maripá orienta sobre animais peçonhentos

A Secretaria de Saúde identificou aumento expressivo no número de acidentes com animais peçonhentos no município, especialmente com cobras e aranhas. De janeiro a maio deste ano, a Vigilância Sanitária registrou a ocorrência de nove casos. Em 2016, foram cinco notificações durante todo o ano.

A orientação é de que os munícipes adotem medidas de prevenção para evitar acidentes. É recomendado manter o quintal limpo evitando o acúmulo de entulho, tijolos, telhas, pilhas de madeiras e outros locais que possam servir de abrigo para esses animais. É importante sempre utilizar calças, botas e luvas de couro para remover esses materiais. Também se deve verificar a região interna das roupas e calçados antes de usá-los.

Em caso de acidente, a Secretaria de Saúde orienta a procura imediata de uma Unidade de Saúde para que seja feito o tratamento adequado. É recomendado levar o animal responsável pelo acidente junto, em segurança e de preferência vivo, pois a identificação facilita o diagnóstico e tratamento. No caso de cobras, é importante que a cabeça esteja intacta para que ela seja identificada. Em municípios vizinhos, a população tem avistado grande número do escorpião amarelo.