Cotidiano

Maripá inicia campanha de vacinação contra dengue

Maripá – Já está disponível, em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Maripá, a segunda e a terceira dose da vacina contra a dengue. Essa etapa da campanha é destinada somente a quem já tomou a vacina nas fases anteriores.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Sandra Klauck Machado, deverão ser vacinados 116 maripaenses com a segunda dose e 321 com a terceira dose. “O efeito desejado da vacina só ocorre após o término das três doses, completando totalmente o esquema vacinal”, explica.

O Dia D de vacinação contra a dengue será realizado neste sábado (24). O objetivo é mobilizar a população-alvo e oferecer a vacina nas unidades de saúde abertas durante todo o dia, além de contar com equipes volantes, que estarão nos supermercados da sede do Município, para imunizar o maior número de pessoas.

Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação e a carteira de vacinação. A campanha vai até o dia 28 de abril.

Cuidados

A vacina protege contra os quatro sorotipos da dengue, mas existem outras doenças que também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, que também transmite a zika e a chikungunya, devem continuar”, ressalta a enfermeira.

De acordo com o último boletim epidemiológico obtido, a incidência do mosquito estava em 6%, enquanto o recomendado pelo Ministério da Saúde é de apenas 1%.

A vacina é uma ação que complementa uma série de atividades desenvolvidas pela Secretaria de Saúde. Este ano já foi realizado o Arrastão da Dengue e as equipes de Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde continuam com as vistorias nas residências. “É uma atividade coletiva, que envolve diversos setores, para evitar tanto a dengue quanto as outras doenças transmitidas pelo mosquito”, destaca Sandra.

De agosto de 2017 até agora houve 24 casos notificados de dengue, sendo um positivo e um que está aguardando resultado, além de 22 casos descartados. “Também tivemos uma suspeita de chikungunya, por isso nossa preocupação é grande e pedimos à população que tenha esse cuidado com o seu lote, sua casa e até mesmo no local de trabalho, para eliminarmos qualquer fonte de acúmulo de água e não corrermos o risco da doença”, reforça a enfermeira.

Começa o Minha Cidade Limpa 2018

Marechal Cândido Rondon – Teve início o primeiro cronograma de coleta de galhos e entulhos de 2018, executado pela Secretaria de Agricultura e Política Ambiental, em Marechal Rondon. As ações fazer parte do Programa Minha Cidade Limpa, realizado com sucesso em 2017 e reeditado para este ano.

Este primeiro cronograma contempla o chamado “setor 1” de recolhimento, composto pelos Bairros Augusto I e II, Barcelona, Condomínio Palma Sol, Continental, Higienópolis, Paraíso, Primavera, Lajeado Bonito, Leste, Lumara, São Mateus, Santa Maria e Parque dos Ciprestes.

O secretário da pasta, Leandro Dadalt, informa que além da recolha, os terrenos públicos localizados nesses bairros serão roçados pelas equipes da secretaria. “Chamamos a atenção para os proprietários dos demais terrenos, para que providenciem a limpeza. Caso não sejam roçados, os donos serão notificados e multados, como exige a lei”, explica.