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Mário Mourisca, o Dr. Suspensão

Mário Mourisca é mais um profissional cascavelense a brilhar no automobilismo




Crédito: Divulgação
Mário Mourisca é mais um profissional cascavelense a brilhar no automobilismo Crédito: Divulgação

Atuando no automobilismo desde 1978 e tendo como professor o saudoso Saul Caus, Mário Costa Mourisca é considerado o “Dr. Suspensão”. Sempre requisitado, Mário já trabalhou com pilotos do quilate de Christian Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Fábio Sotto Mayor, Ângelo Giombelli, Afonso Giaffone, Zeca Giaffone, Carlos Alves, Ariel Barranco, Adu Celso, Pedro Muffato, Josué de Melo Pimenta, Edson Massaro (na equipe de Cláudio Deitos), Sérgio Pacheco, Roberto “Coruja” Amaral e muitos outros. Nos últimos anos, Mário trabalhou na equipe cascavelense MRF, com os pilotos Gustavo Myasava e Leonardo Sanchez.

Mário destaca que tudo começou em 1978, como aprendiz com Saul Caus. “Fazíamos de tudo. Inicialmente, o Saul fazia o grosso, mas logo pegamos mão e passamos a fazer tudo de chassis. O Saul era um piloto completo, muito rápido e entendia muito de mecânica. Era o exímio acertador de carro”, frisa Mário.

Com Osmar “Lagarto” Sorbara, Mário fazia o chassis do Opala de Sérgio Pacheco, que travava memorável duelo com Pedro Lecheta. Na sequência, Lagarto lhe levou para trabalhar no Fórmula 2 de Pedro Muffato e seguiu também na Fórmula 3. Seguindo o caminho natural, foi convidado para trabalhar com Christian Fittipaldi na Fórmula 3 Sul-Americana, último passo antes de partir para a Europa e chegar à Fórmula 1. Também integrou a equipe de Washington Bezerra, e, quando atuou ao lado do Zereu, fez Stock Cars vitoriosos.

A convite do Giba Magalhães, voltou a Cascavel para integrar a equipe de Ângelo Giombellli, trabalhando com pilotos como Ingo Hoffmann, Afonso Giaffone, Marcos Gracia, Leandro Almeida e Roberto “Coruja” Amaral. A única vitória de Coruja na Stock Car foi pela equipe Giombelli e em Cascavel.

Além dos títulos de Sérgio Pacheco, Mário esteve presente nos títulos de Leônidas Fagundes Júnior e no tricampeonato de Ângelo Giombelli e Ingo Hoffmann na Stock Car.

Já há algum tempo Mário auxilia Miguel Beux na recuperação do Havalone. “É muito prazeroso participar do sonho do Miguel. É muito bom recuperar esses carros antigos, que contam a história do automobilismo”, diz Miguel.

 


Caio Collet

O brasileiro Caio Collet iniciou a temporada 2020 da Fórmula Renault Eurocup subindo ao pódio nessa sexta-feira (10) no circuito de Monza, na Itália. Após largar da sexta posição, o piloto do Renault Sport Academy imprimiu um ritmo forte, subiu para quarto na largada e, na metade da prova, assumiu o terceiro lugar. Neste sábado será disputada a segunda prova da rodada dupla e Collet parte da segunda posição no traçado italiano de 5,793 km.

Fórmula 1

Em casa, a Red Bull mandou nos treinos da sexta-feira do GP de Estria de Fórmula 1, a ser disputado neste domingo no Autódromo Red Bull Ring, na Áustria. Max Verstappen foi o mais rápido, com o tempo de 1m03s660. Em segundo se classificou Valtteri Bottas, da Mercedes, com 1m03s703, seguido por Sérgio Pérez (Racing Point), 1m03s877; Lance Stroll (Racing Point), 1m04s241; Carlos Sainz (McLaren), 1m04s333; e Lewis Hamilton (Mercedes), com 1m04s348, que, por essa ordem, ocuparam as seis primeiras colocações.

Interlagos

João Doria, governador de São Paulo, garante que Interlagos sediará o GP Brasil de Fórmula 1 deste ano. Ele assegura que o autódromo estará pronto para a prova prevista para 15 de novembro, mas que ainda precisa ser confirmada pela Liberty Mídia, dona dos direitos comerciais da categoria. Doria diz que a corrida é importante para o turismo e São Paulo não quer perder o evento.