Esportes

Marilson anuncia aposentadoria após a maratona do Rio-2016

Apesar do apoio da torcida, os brasileiros não tiveram resultados expressivos na maratona. Se quatro anos atrás, em Londres, o país teve Marilson dos Santos em quinto e Paulo Roberto de Paula em oitavo, no Rio apenas o último completou a prova em uma posição razoável, em 15º lugar, com 2h13m56s. Marilson foi o 59º, com 2h19m09s, e Solonei da Silva acabou em 78º, 2h22m05s. Maratona masculina nos Jogos Rio-2016

Os 42.195 metros corridos no Rio marcaram a aposentadoria de Marilson. Um dos principais maratonistas brasileiros, o brasiliense de 39 anos foi tricampeão da São Silvestre e bicampeão da Maratona de Nova York.

? Já estava definido que esta seria minha última competição de alto rendimento. Agora quero descansar um pouco. Foram 27 anos dedicados a isso.

Descontente com seu resultado, Marilson disse que sofreu com dores e que completou a maratona graças à força do público brasileiro.

? Eu queria fazer meu melhor. Dei 100%. Foi duro, muito difícil de terminar, mas diante da torcida eu não podia desistir. Tive dores musculares o tempo todo e tive que diminuir o ritmo várias vezes. Foi a galera que me levou.

Melhor brasileiro na maratona, Paulo Roberto de Paula começou a prova mais conservador, e ganhou posições no final. Ao explicar sua estratégia, o maratonista paulista de 37 anos falou de si na terceira pessoa, no melhor estilo jogador de futebol, e revelou uma tática que poderia muito bem ter saído de uma prova de Fórmula 1.

? O Paulo Roberto sempre trabalha assim, vindo de trás. Tentei contar com a sorte de alguém ‘quebrar’, mas com essa temperatura agradável, ninguém quebrou.

Se Marilson reclamava de dores e cansaço, Paulo Roberto garantia que estava bem e pronto para outra.

– Estou inteiro. Posso correr outra maratona agora.