Cotidiano

Mariana Ximenes revive Tancinha em ?Haja coração?: ?Ela tem pimenta?

264153.jpgRIO – Foram quase dois meses de ensaios e pesquisa até Mariana Ximenes se transformar em Tancinha. Coadjuvante em ?Sassaricando? (1987), de Silvio de Abreu, a feirante que errava concordância e não falava o plural das palavras é até hoje um dos personagens mais populares da carreira de Claudia Raia. Agora, será protagonista em ?Haja coração?, que estreia nesta terça, dia 31, às 19h20m, na Globo.

Escrita por Daniel Ortiz (autor de ?Alto astral?, de 2014), a nova novela é uma releitura da trama dos anos 1980, com personagens inéditos e outros já conhecidos. A Tancinha vivida por Mariana ainda conserva suas principais características. Ela vive e trabalha na Mooca, em São Paulo. É estourada, do tipo que não leva desaforo para casa. A personagem fala errado, mas sem o sotaque forte da personagem original ? apesar de ter sido criada pela avó italiana, no interior de São Paulo.

A Tancinha de 2016 terá traços mais românticos, mas ainda vai repetir bordões como ?Olha os melão? e ?Não me enche os pacová?. Abaixo, Mariana Ximenes fala sobre a criação da personagem e conta outras curiosidades:

Tancinha é uma personagem de composição. Como foi a construção dela?

Links Haja coraçãoFoi uma força-tarefa de muita gente para conseguir formatar essa nova Tancinha. O ponto de partida foi o texto, mas também saímos em busca de informações reais. Fui para a feira da Mooca, conversei com os feirantes acompanhei o trabalho deles até a famosa “xepa”.

Como foi essa experiência na feira?

Fui sondando como eles faziam para atrair clientes, onde costumavam comprar roupas, fiquei convivendo com eles, até que peguei a dica de ir ao Brás. Foi lá que compramos uma mala de roupas para a Tancinha. Começamos daí: experimentando, buscando referências e elementos da Mooca de hoje.

Como foi atualizar a Tancinha?

Percebemos que de “Sassaricando” para cá muita coisa mudou. Hoje tem internet, todo mundo tem celular, as pessoas têm um acesso mais rápido às informações, estão mais antenadas. O que continua, segundo converso com os mais velhos, é a gentileza, a alegria, o sorriso e cuidado da Tancinha com os clientes!

Qual foi o passo seguinte na criação da personagem após sua pesquisa em São Paulo?

Voltando para o Rio, tivemos longas conversas para compor fisicamente a personagem. Todos contribuíram: a figurinista, o diretor e o chefe de caracterização. Aos poucos tudo foi se encaixando. Foram quase dois meses de ensaio, com trabalhos de “mesa” e de expressão corporal. Eu também trabalho com uma psicanalista que traça um perfil psicológico da personagem, entendendo como foi a formação da Tancinha desde a infância até os dias de hoje, quais as influências dela e o motivo por ela ter um jeito particular de falar.

É difícil falar como a Tancinha?

Tive uma professora de prosódia, que inclusive foi a mesma que deu aulas para a Claudia Raia na época de ‘Sassaricando’. Nós encontramos, dentro desse novo quadro da Tancinha, como seria a fala dela, esse jeito particular de dizer as palavras.

A sua Tancinha será mais doce e romântica do que a anterior. Quando esse lado mais estourado e desastrado dela se manifesta? Quais as principais características dessa nova Tancinha?

Saiba quem é quem em ?Haja coração?A Tancinha tem tempero, tem pimenta, tem tintas mais fortes que o normal. Ela é colorida, tem o ambiente da feira, que é pulsante também. Ela tem um coração gigantesco, e tem um lado desastrado, que dá sabor para personagem. Ela não é agressiva, só é estourada, daquele tipo bateu, levou. Mas ela é incapaz de fazer mal a alguém. Ela tem um senso de justiça muito forte, mas tem simplicidade e leveza, com toques de humor.

Interpretar a mocinha da novela é mais difícil?

Nesse caso, a mocinha tem características bem marcantes e tem uma curva, não tem só uma faceta. Ela é explosiva, tem um jeito particular de falar, tem muitas nuances. É uma mocinha com um colorido grande, então, acaba não caindo naquele lugar comum de ser só uma mocinha fofa e boa.

Quais as principais diferenças entre a sua Tancinha e a que foi feita pela Claudia Raia?

Não me lembro muito bem de ‘Sassaricando’ porque eu tinha 6 anos na época, mas sei o que significou a Tancinha! Sou muito amiga da Claudia, acompanho a carreira dela há muito tempo, então eu sei da importância da personagem e de como ela brilhou! Também conversei muito com a Claudia, pedi a benção dela, e chegamos à conclusão de que eu deveria criar a minha própria Tancinha. ‘Haja Coração’ é outra história, tem outro contexto, tem outros personagens que foram criados, eu sou outra pessoa, os tempos são outros, é uma novela contemporânea. Por tudo isso, resolvi seguir um caminho neutro, um caminho meu, do Fred Mayrink, que é o direto artístico da novela, e do Daniel Ortiz, o autor. Até porque, um personagem não é criado sozinho. Tenho ouvidos bem abertos para a opinião de quem está trabalhando comigo.

263125.jpg

Tancinha sempre foi apaixonada pelo Apolo (Malvino Salvador). Como o Beto (João Baldasserini) entra como uma opção amorosa na vida dela?

A Tancinha é extremamente romântica e tem um amor muito forte pelo Apolo. O sonho dela é se casar e construir uma família com esse amor de infância. Ela começa desconfiando do Beto, depois isso vai se transformando em gratidão por ele estar sempre ajudando ela e a família dela, depois de um tempo o Beto despertará nela uma curiosidade. Mas não vai ser fácil para ele não porque, como ela mesma diz, “me sou muito digna”!

A Tancinha terá bordões como ‘Olha os melão’?

O bordão ‘Olha os melão’ continua, sim. Tem ainda ‘Não me enche os pacová’ e ‘Minha Nossa Senhora da Achiropita’. O pronome ‘me’ também é uma coisa forte na fala da Tancinha. Ela tem uma concordância verbal que às vezes sai certa, às vezes sai errada. E não fala bem os plurais.