Esportes

Maria Portela comete golpe ilegal e fica fora da luta por medalha

esp_maria.jpgRIO – Maria Portela se despediu da competição de judô na sua segunda luta na categoria até 70kg A brasileira, 13ª no ranking mundial, cometeu golpe ilegal na prorrogação da luta contra a austríaca Bernadette Graf, número 7 do mundo, e foi punida. A brasileira saiu do dojô chorando.

A atleta foi amparada pela técnica, Rosicleia Campos, e não falou com a imprensa.

Portela havia iniciado com vitória suada a sua caminhada na manhã desta quarta-feira, na Arena Carioca 2. Por yuko na prorrogação, Portela derrotou a marroquina Assmaa Niang. Essa foi a terceira vitória da brasileira em três lutas contra a adversária africana. Judô terça dia 9 de agosto

Na disputa masculina, o brasileiro Tiago Camilo fez sua estreia com vitória sobre o sul-africano Zack Piontek pela categoria até 90kg. Tiago conseguiu ippon, a pontuação máxima do esporte, nos segundos finais.

O judô brasileiro, considerado um carro-chefe de medalhas pelo Comitê Olímpico do Brasil, vem decepcionando, com a conquista de apenas uma medalha, o ouro para Rafaela Silva. Sarah Menezes só venceu a primeira luta e caiu precocemente na competição, perdendo a chance de conquista o bicampeonato olímpico. Outra cotada para subir ao pódio, Érika Miranda começou bem, com duas vitórias, mas também saiu do tatame sem medalha.

No masculino, a decepção veio com Felipe Kitadai, bronze em Londres-2012, e Victor Penalber, uma das maiores apostas da comissão técnica. Os dois judocas sequer tiveram oportunidade de disputar medalha.

LEIA TAMBÉM:

Mariana Silva surpreende favoritas, mas sai dos Jogos sem medalha

?Medalha de sabor social?, diz técnico de Rafaela Silva

Acervo O GLOBO: Dez fotos das judocas do Brasil desde a Olimpíada de Sydney