Cotidiano

Maria Inês Fini é a nova presidente do Inep

BRASÍLIA – Segunda mulher da equipe do novo ministro da Educação e Cultura (MEC), Mendonça Filho, Maria Inês Fini é a nova presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), que aplica as avaliações educacionais e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no país.

Ela foi indicada por Maria Helena Guimarães de Castro, anunciada na semana passada como a nova secretária-executiva do MEC. As duas trabalharam no Inep no governo Fernando Henrique Cardoso. Maria Helena chegou a ser a número dois do MEC, posto que ocupará agora, no último ano da gestão do ex-ministro Paulo Renato.

Assim como Maria Helena, Maria Inês é ligada ao PSDB e trabalhou na Secretaria de Educação do estado de São Paulo de 2007 a 2010, com projetos de reestruturação curricular, capacitação profissional e bonificação de professores por produtividade.

Outros nomes estão “quase fechados”, segundo Maria Helena. Ela deixou nesta segunda a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), ligada ao governo Alckmin, e segue para Brasília.