Cotidiano

Marechal se prepara para imunizar contra a gripe

Marechal Cândido Rondon – O Ministério da Saúde lançou a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que ocorre neste ano de 23 de abril até 1° de junho. Em Marechal Cândido Rondon, os profissionais da área de saúde se reuniram esta semana na Unidade de Saúde 24 Horas para organizar e planejar a imunização dos rondonenses que fazem parte do público-alvo da campanha. A secretária de Saúde, Marciane Specht, acompanhou o encontro.

Na campanha de 2018, além das pessoas com mais de 60 anos, serão vacinadas também crianças a partir de seis meses de idade e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores na área de saúde, professores, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, que estejam sob medidas socioeducativas, os encarcerados e os funcionários do sistema prisional, além dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade. A meta da campanha é atingir 90% dos grupos prioritários.

Onde se vacinar

Em Marechal Rondon, as vacinas estarão disponíveis na Unidade de Saúde 24 Horas e em todos os postos de saúde, incluindo nos Distritos de Novo Três Passos, Novo Horizonte e Iguiporã. As localidades de São Roque e Bom Jardim irão disponibilizar as vacinas em um dia da semana.

A secretária de Saúde, Marciane Specht, ressalta que todos devem levar a Carteira Nacional de Vacina e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). “Comunicamos também que neste ano visitaremos os clubes de idosos e as escolas municipais para que esses grupos recebam a vacina”, destaca Marciane.

Saiba mais

A vacina contra a gripe é trivalente, contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e cepas do vírus tipo B.

A influenza (chamada comumente de gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo causar pandemias.

Já a transmissão ocorre através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. A transmissão é mais elevada em ambientes fechados, sejam domicílios, creches, escolas ou transportes públicos. Crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão do vírus na família. O vírus sobrevive em diversas superfícies (madeira, tecido, aço etc) de oito a 48 horas.