Cotidiano

Marechal Rondon lança dia mundial sem carro

Marechal Rondon – Foi lançado ontem (5) na Prefeitura de Marechal Candido Rondon, o desafio do Dia Mundial Sem Carro, a ser comemorado no dia 22 de setembro. A data coincidirá com a 1ª Semana do Ciclista de Marechal Rondon. O desafio foi feito pelo secretário de Esporte e Lazer, Cristiano Metzner (Suko), para o prefeito Marcio Rauber, vice-prefeito Ilário Hofstaetter (Ila), secretários e servidores municipais.

O objetivo desta campanha é incentivar não só autoridades e servidores municipais a trocar o carro pela bicicleta no dia 22 de setembro, mas todos os rondonenses. "O uso da bicicleta deveria ser uma prática comum. Nossa cidade é própria para ciclistas. Mas, muitas vezes pelo comodismo, essa prática não é adotada", frisa o secretário.

A Semana do Ciclista, com encerramento no dia 30 de setembro, é promovida pela ARC (Associação Rondonense de Ciclismo), Sesc e prefeitura. A iniciativa vai ao encontro da nova lei municipal, de autoria do vereador Nilson Hachmann, que instituiu a data de 20 de setembro como Dia do Ciclista Rondonense. O objetivo da programação, segundo os dirigentes da associação, é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, de lazer e de promoção da saúde.