Esportes

Marechal e Ponta Grossa decidem amanhã o título

Já para o visitante Marechal, o empate bastará para a conquista do tricampeonato

Curitiba – Campeonato estadual considerado o mais concorrido do País, o Paranaense 2016 terá a disputa do título da Série Ouro nesta segunda-feira, às 20h30, no Ginásio Oscar Pereira, em Ponta Grossa. Isso não significa, entretanto, que será a última partida da competição. Caso os donos da casa vençam, haverá uma terceira partida, previamente marcada para quarta-feira, também nos Campos Gerais. Já para o visitante Marechal, o empate bastará para a conquista do tricampeonato.

Ponta-grossenses e rondonenses têm a melhor campanha da competição, mas o time do Oeste tem a vantagem da igualdade no placar nesta segunda-feira por ter vencido o jogo de ida por 2 a 0, na semana passada, em Marechal.

A vitória aproximou o bicampeão (2009 e 2013) dos números alcançados pelo rival na classificação geral do campeonato. Agora, o Marechal tem 20 vitórias contra 21 do Ponta Grossa, ambos em 35 jogos realizados na Série Ouro 2016. Assim, o time rondonense poderá ficar com o título tendo somado menos pontos que o rival, em caso de empate amanhã. Também seria o segundo título conquistado longe de casa, depois de ter comemorado em Cascavel em 2013.

Já para o Ponta Grossa, que precisa vencer a todo custo amanhã, triunfar é a única maneira de seguir sonhando com o título inédito. Para isso terá de manter a escrita de que os times mandantes na decisão ficam com o título estadual. Nos últimos dez anos, as exceções foram nas edições de 2007 (Umuarama venceu em Cascavel), 2012 (Cascavel venceu em Marechal) e 2013 (Marechal venceu em Cascavel).

Estrelado

Para a segunda partida da final, o Ponta Grossa está reforçado com os fixos Éder e Farinha, que voltam de suspensão. O maior trunfo, entretanto, está no banco de reservas, na pessoa do técnico Baiano. O treinador mais vitorioso do futsal paranaense, com seis títulos da Série Ouro e cinco da Divisão dos Jogos Abertos. Seus títulos no Estadual colocaram as equipes de São Miguel de Iguaçu (1998, 1999, 2000 e 2002) e Guarapuava (2010 e 2014) no mapa do esporte. O penta nos Japs também foi com o São Miguel.