Cotidiano

Maré vermelha leva governo chileno a declarar emergência ambiental

sardinhas2.jpg

CHILOÉ, Chile – O arquipélago de Chiloé, na costa do Chile, é conhecido por suas lindas paisagens, abundante vida selvagem, casas tradicionais de alta palafitas e igrejas coloniais. Mas, ultimamente, tornou-se assunto internacional devido a uma proliferação de algas tóxicas no litoral do Sul do país que ameaça a vida marinha e o sustento de milhares de famílias dos pescadores que dependem da atividade.

“Eles mataram nosso oceano”, disse à agência de notícias Associated Press o pescador Marisol Millaquién, que está há semanas sem trabalhar devido à presença de uma alga mal cheirosa que tem infestado a costa da área num fenômeno conhecido como “maré vermelha”.

pinguim.jpg

O “catástrofe silenciosa”, como chamam os pescadores locais, é a pior maré vermelha na história do Chile e levou o governo a declarar zona de emergência para a costa sul, onde estas ilhas são populares também por serem um dos melhores pontos de observação de pássaros na região.

Essa proliferação de algas pode ser letal para os peixes, aves e outros animais marinhos, já que elas emitem uma toxina que paralisa o sistema nervoso central. O consumo de produtos contaminados por também pode ser prejudicial para os seres humanos. Entre as vítimas até o momento estão milhares de sardinhas, caranguejos e até pinguins.

mergulador.jpg

A vista da tradicional casa elevada de Millaquién é sombria: Dezenas de barcos fantasma, largados pelos pescadores, e peixes mortos e aves abandonadas preenchem a paisagem. “Eu tenho 46 anos. Eu vi marés vermelhas antes, mas nunca como esta”, diz ele.

Como muitos outros moradores, o pescador não acredita na explicação dos cientistas de que o desastre ambiental é causado por temperaturas mais quentes registradas este ano, derivadas do fenômeno climático El Niño. Em vez disso, culpam fazendas de salmão no país, acusando-as de jogar peixes contaminados perto da costa. Milhões de salmões morreram no início deste ano por um outro surto de algas, que reduziu a quantidade de oxigênio presente na água.

praia lotada.jpg

Millaquién, que cria sozinho seus três filhos, lamenta não poder pescar nada no momento, nem para sua sobrevivência. A pesca é a espinha dorsal da economia de muitas comunidades que vivem na vasta costa do Chile no Pacífico. O pescador diz que está preocupado com os moradores de Chiloé e como a escassez de alimentos está gerando tensões numa comunidade até agora muito unida.

Especialistas dizem que a maré vermelha pode durar meses. No momento, alimentos e combustível estão em falta após pequenos pescadores bloquearem o acesso da ilha ao continente, incendiando barricadas durante dias para exigir uma maior compensação do governo às famílias atingidas, que não tem com o que trabalhar.

protesto famílias.jpg