Cotidiano

Marcus Menna, do LS Jack, lança música e diz que não fala com ex-colegas de banda há dois anos

00-marcus-menna-lsjack.jpg RIO ? As palavras ainda soam de modo pausado, comprometidas por uma parada cardiorrespiratória provocada, em 2004, por uma lipoaspiração malsucedida. Ainda assim, Marcus Menna insiste em pronunciá-las. E em cantá-las. Após retornos esporádicos aos palcos, o ex-vocalista do LS Jack volta, enfim, com força redobrada ao meio musical, acompanhado por uma nova banda. A agenda está agitada: neste sábado, em show gratuito na Tijuca, o cantor entoa antigos sucessos, como ?Carla?; em abril, em Belém do Pará, ele lança uma composição, ao lado de Markinho Duran; no segundo semestre, assume a direção musical do espetáculo ?Novamente rock?, produção que ainda entrará em pré-produção.

? Não posso desistir da música. Esse foi o dom que Deus me deu. Tenho que colocar isso para frente. Daí vem tudo para mim. É isso o que está me movendo ? ressalta o artista, sensação entre milhares de adolescentes durante a década de 90, quando foi lançado por Xuxa: ? Estou de volta, ?amarradaço?. A vontade de viver aumentou em mim. Mas eu nem penso nisso. Agora, só quero curtir ao lado da minha gata, é claro, e com as coisas boas que a vida tem para nos dar.

A ?gata? a que ele se refere, todo animado, é Flávia Guinancio, com quem está casado há seis anos. Foi ela ? também sua atual empresária ? a maior incentivadora para que o quarentão voltasse a dedilhar o violão, enfrentando os problemas motores e os lapsos de memória recorrentes. O feito, uma nova vitória, se concretizou apenas há cinco meses:

? Tive que relembrar todas as letras. Estudo quase todos os dias e trabalho para fazer novas composições. Meu maior sonho é voltar a viver da música. Mas seja o que Deus quiser!

Recuperado do trauma ? e com a independência reconquistada ?, o cantor ainda faz tratamentos com uma fonoaudióloga. Há algumas semanas, se arriscou em aulas de surfe na Praia da Barra. Vez ou outra, é visto sozinho, num mercado do bairro. Culpa da mulher.

? Dou a lista, e ele traz tudo para mim. Há seis anos, ele nem sabia que tinha que pegar a carteira para pagar ? recorda Flávia, emocionada.

Cantor está afastado de colegas há dois anos

Há cerca de dois anos, Marcus Menna não tem contato com os integrantes do LS Jack. O rompimento da banda, no fim de 2014, deixou o cantor arrasado. ?Eu pisava fora de casa e Marcus me ligava de cinco em cinco minutos. Tinha medo de ele regredir com a depressão?, conta Flávia, sua mulher. O cantor admite que sentiu o afastamento de alguns amigos após o acidente cirúrgico: ?Ao menos Deus apagou isso da minha memória. Nem lembro quem são essas pessoas?, ele afirma.

A composição inédita de Marcus Menna, escrita com o amigo Airam Pinheiro, tem o título de ?O amor me traz?. O tema romântico ainda é a maior inspiração do cantor. ?O sentimento abrange muito coisa: engloba paciência, saber recomeçar… Pode-se dizer que a minha história é uma história de amor, né??, brinca ele.

Apenas neste ano, Marcus recebeu propostas para shows em Santa Catarina e em cidades do Nordeste. As apresentações devem acontecer. ?É um projeto muito cauteloso, para não interferir na saúde dele. Marcus precisa se sentir feliz e seguro?, frisa Flávia.

No segundo semestre, Marcus se arriscará numa nova área: o cantor vai assumir a direção do espetáculo musical ?Novamente rock?, produção sobre a história do gênero que ainda entrará em fase de pré-produção. O cantor também deve fazer participações no palco.

Serviço do show no Rio:

O ex-vocalista do LS Jack apresenta clássicos do grupo, como ?Carla?, ?Uma carta?, ?Sem radar?, ?Espírito meu? e ?Amanhã não se sabe?. No lugar, haverá barraquinhas de comida. Food Park Carioca: Estacionamento do supermercado Extra. Rua Mariz e Barros 1.037, Tijuca. Sáb (14/01), às 20h. Grátis. Livre.