Cotidiano

Marconi Perillo defende federalização de presídios e criação de ministério

BRASÍLIA – Mesmo com o cancelamento da reunião geral do presidente Michel Temer com os governadores para discutir a crise prisional, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), defendeu a proposta que levaria ao encontro, de federalização de todos os presídios brasileiros e a criação do Ministério da Segurança Pública Nacional, com parte dele voltada exclusivamente à execução penal. Com a segurança pública a cargo dos estados, o governador tucano criticou a demora do governo federal para priorizar a situação dos presídios no país.

Uma das medidas para melhorar a crise, sugeriu, seria o fim do contingenciamento dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional. Ele disse que a atual situação não é culpa de Temer, mas que seria melhor que o governo federal comece agora a liberar o dinheiro que já deveria há muito tempo estar disponível para construção e melhoria de presídios.

? O governo federal demorou muito tempo, e não é culpa do presidente Temer, para acordar em relação à situação dos presídios. Ao longo dos últimos anos, todo o dinheiro do Fundo Penitenciário Nacional ficou contingenciado, represado para a formação de superávit primário. Isso fez com que a situação carcerária no Brasil se deteriorasse. A superlotação nos presídios faz parte de uma política equivocada mantida no Brasil há muitos anos ? criticou Marconi.

Temer esta reunido hoje com os governadores do Norte e Centro-Oeste.