Cotidiano

Marcondes Ferraz renuncia a cargos no Grupo Trafigura

SÃO PAULO. O empresário Mariano Marcondes Ferraz renunciou a todos os cargos no Grupo Trafigura para se dedicar à sua defesa nas investigações da Lava-Jato. A assessoria de Ferraz informou, por meio de nota, que as investigações estão relacionadas a contratos de serviços de armazenagem firmados entre a Petrobras e a Decal do Brasil para o Porto de Suape. Ferraz é sócio da Decal e, segundo a nota, a Trafigura não faz parte do contrato e não tem relação com sua empresa no Brasil.

Ferraz, que morava no exterior, atuava no Grupo Trafigura PTE Ltd, na DTS Holding Singapore e na Puma Energy Holdings. No Brasil, ele é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo despacho do juiz Sérgio Moro, ele teria feito pagamentos de US$ 868 mil dólares , entre 2011 e 2013, ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, decorrentes de contratos com a estatal. Os depósitos foram feitos em contas no exterior, em nome de genros do ex-diretor da Petrobras. Delator da Lava-Jato, Costa confessou os crimes.

O empresário foi preso pela Polícia Federal no dia 26 de setembro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, quando se preparava para retornar a Londres. Em audiência de custódia, o juiz Sérgio Moro concedeu liberdade a Ferraz depois que ele pagou fiança de R$ 3 milhões.

Moro determinou que ele não pode deixar o Brasil ou mudar de endereço sem aviso prévio à Justiça. No despacho, o juiz afirmou que ele teria de resolver “por sua conta” a questão do trabalho no exterior, pois se fosse mantido preso a dificuldade seria maior.

Casado com a atriz Luiza Valdetaro, Ferraz morava em Londres desde 2015. O Ministério Público Federal havia pedido a prisão preventiva sob o argumento que ele poderia simplesmente não retornar ao país, já que possui nacionalidade brasileira e italiana e dinheiro em contas no exterior.