Cotidiano

Márcio Lobão preside braço da capitalização do Banco do Brasil há dez anos

marcio_lobao_2.jpgRIO ? Filho e irmão de senadores, Márcio Lobão passou a última década na presidência da Brasilcap, braço dos planos de capitalização do Banco do Brasil. Em 2008, foi promovido à chefia da empresa justamente quando o pai, Edison Lobão, negociava a saída do DEM, partido de oposição, para o PMDB, então base aliada do governo petista. O advogado tomou posse em 24 de setembro de 2007 no que foi considerado à época uma clara indicação do senador ao posto na empresa, que, embora privada, guardava forte influência do BB ? 49,9% de seu capital.

Na ocasião, a Brasilcap negou a interferência política na escolha de Márcio Lobão para a presidência. O argumento era de que o filho do senador havia sido indicado pelo Conselho de Administração da companhia. O critério seria a atuação dele no grupo de seguridade do banco, durante oito anos, e na diretoria da empresa coligada Brasilveículos. Ainda assim, o sobrenome pesava na promoção: o pai assumiria dali a meses o Ministério de Minas e Energia.

? A Brasilcap é uma instituição privada. Ele chegou ao grupo há oito anos por indicação da SulAmérica. A escolha é feita por um Conselho de Administração. Querem forçar a barra contra a minha família ? reagiu à época Edison Lobão, ao GLOBO, ao negar a intervenção na escolha.

A nova fase da Lava-Jato, batizada de ?Leviatã?, mira desvios e pagamentos de propina em contratos da Hidrelétrica de Belo Monte. Márcio Lobão, um dos alvos da operação nesta quinta-feira, apareceu ligado aos malfeitos do pai pela primeira vez em junho de 2016, na delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Mas os detalhes quanto à participação da família Lobão na partilha de propina da hidrelétrica couberam ao ex-executivo da Andrade Gutierrez Flávio Barra. Segundo ele, Edison Lobão indicou o filho como o contato para receber dinheiro destinado ao PMDB.

Amante de vinhos franceses e colecionador de obras de arte, como descreveu o colunista do GLOBO Lauro Jardim, Márcio Lobão perdeu a serenidade característica da família ao ser informado da delação de Machado. ?Um rato roedor. Roeu a decência?, disse o filho em alusão ao ex-presidente da Transpetro, de acordo com o colunista Ricardo Noblat.