Cotidiano

Marcha em favor de rebeldes reúne centenas de milhares no Iêmen

SANA ? Centenas de milhares de pessoas marcham neste sábado em apoio aos rebeldes xiitas houthi no Iêmen. Os manifestantes ? também em favor do ex-presidente iemenita Ali Abdullah Saleh ? pedem a implementação de um conselho combinado para governar, que foi anunciado no fim do mês passado pelos rebeldes e Saleh. O governo internacionalmente reconhecido e as Nações Unidas, no entanto, rejeitaram a iniciativa.

Os conflitos no Iemen colocam as tropas e as milícias leais ao governo, apoiado pela coalizão liderada pela Arábia Saudita, contra os rebeldes xiitas e os apoiadores de Saleh. Em 2014, os houthis capturaram Sana, capital do país. No início deste mês, as conversas de paz falharam e as forças lideradas pela coalizão saudita aumentaram os ataques aéreos logo depois.

Dezenas de bombardeios atingiram civis no Iêmen desde que a coalizão de países árabes começou operações militares no país, em março do ano passado. Com o apoio dos EUA, do Reino Unido e dos seus aliados sunitas, a Arábia Saudita vem atacando seu vizinho para reestabelecer como presidente Abd-Rabbo Mansour Hadi, atualmente exilado após renunciar em 2015, e reverter ganhos obtidos pelos xiitas houthis.

Aliados do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, que governou entre 1990 e 2012, os rebeldes controlam a capital iemenita, Sanaa, e a parte Oeste do país. Segundo as Nações Unidas, o conflito no país já deslocou 2,5 milhões de pessoas e matou outras 6,4 mil. Dentre as vítimas fatais, metade era de civis.

Neste sábado, os EUA anunciaram a redução no número de assessores militares na coalizão árabe, mas assegura que a decisão não se deve à quantidade de civis que já morreram nos bombardeios. O corte, segundo o governo, vem após a baixa na demanda por assistência dos sauditas. Na semana que vem, o secretário de Estado americano, John Kerry, visitará a Arábia Saudita e deverá abordar a guerra no Iemen durante a viagem.