Cotidiano

Marcha: AMP defende municípios no papel de protagonistas

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), 2º vice-presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, vai se reunir com Michel Temer no Palácio do Planalto na próxima quarta-feira para convidá-lo a participar da 20ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, marcada para meados de maio.

Acompanhado do deputado federal Sérgio Souza e de uma comitiva de prefeitos, Micheletto vai reforçar a importância da participação do presidente da República no encontro, que terá uma extensa pauta de reivindicações das prefeituras junto ao governo federal.

“Os municípios precisam deixar de ser coadjuvantes e virar protagonistas da cena nacional”, defendeu o presidente da AMP ao participar de reunião na sede da Amop, ontem, em Cascavel. Ele aproveitou para reforçar o convite aos 399 prefeitos paranaenses para que participem da marcha. “É fundamental que principalmente os prefeitos com municípios de até cinco mil habitantes estejam presentes para compartilhar suas demandas. Acreditamos que nessa Marcha poderemos ter grandes vitórias”, reforçou.

PAUTA EXTENSA

A 20ª Marcha a Brasília traz uma extensa pauta de reivindicações, entre elas o projeto que trata da repatriação de recursos, que tramita no Senado. As entidades municipalistas conseguiram incluir os municípios na proposta, que, se aprovada, destinará R$ 10 bilhões adicionais às prefeituras só neste ano. A dívida previdenciária de cerca de cinco mil municípios, que chega a um montante de R$ 100 bilhões, as reformas previdenciária, trabalhista e tributária e o piso do magistério também serão debatidos.

“RECIPROCIDADE”

Ainda durante a reunião da Amop, Micheletto fez um alerta aos prefeitos do Oeste em relação aos deputados federais e senadores. “Tem muitos que se dizem municipalistas, mas lá no Congresso votam contra os interesses dos municípios. Esses não poderão de ter o apoio dos prefeitos nas futuras eleições”, sentenciou.