Cotidiano

Marcelo Rubens Paiva e Lourenço Mutarelli estão entre concorrentes ao 58º Prêmio Jabuti

SÃO PAULO – A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou na noite desta sexta-feira os finalistas nas 27 categorias do 58º Prêmio Jabuti ? a lista completa pode ser conferida no site do concurso literário. Entre os dez concorrentes ao prêmio de melhor romance, estão os livros dos dois estreantes que ganharam recentemente o Prêmio São Paulo de Literatura: “A imensidão íntima dos carneiros” (Reformatório), de Marcelo Maluf, e “Rebentar” (Record), de Rafael Gallo. Também estão entre os indicados na categoria os livros “Ainda estou aqui” (Alfaguara), de Marcelo Rubens Paiva, e “O grifo de Abdera” (Companhia das Letras), de Lourenço Mutarelli.

Na categoria biografia, concorrem ao Jabuti, entre outras obras, “Histórias de Meu Avô Tristão, a Biografia de Alceu Amoroso Lima” (Azulsol), de Xikito Affonso Ferreira; “Júlio Mesquita e seu tempo” (Mameluco), de Jorge Caldeira; “Tancredo Neves: a noite do destino” (Civilização Brasileira), de José Augusto Ribeiro, e “D. Pedro: a história não contada” (Leya), de Paulo Rezzutti.

Nesta edição do Jabuti, os finalistas das categorias romance, contos & crônicas e poesia concorrerão a um prêmio de público, batizado Escolha do Leitor ? uma parceria da CBL com a Amazon. Por meio de um site especial, os leitores poderão conhecer os títulos, baixar amostras gratuitas, além de escrever suas avaliações.

Formado por especialistas de cada categoria, o júri foi indicado pelo Conselho Curador do Jabuti, composto por Marisa Lajolo, Antonio Carlos de Morais Sartini, Frederico Barbosa, Luís Carlos de Menezes e Pedro Almeida.

No dia 11 de novembro, serão conhecidos os três vencedores em cada uma das 27 categorias, escolhidos a partir de avaliações de cada uma das obras finalistas. A cerimônia de entrega acontecerá dia 24 de novembro, no Auditório Ibirapuera.

Os primeiros colocados de todas as categorias receberão o troféu Jabuti e R$ 3,5 mil; os segundos e terceiros lugares ficarão apenas com o troféu. Na ocasião, também serão revelados os livros do ano de ficção e não ficção, que serão contemplados com R$ 35 mil e a estatueta dourada.