Cotidiano

Marcelo Odebrecht confirma pagamentos a Lula, diz jornal

SÃO PAULO. Marcelo Odebrecht, em seus depoimentos de delação premiada que acontecem em Curitiba, confirmou a realização de pagamentos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive em espécie. As informações são do jornal ?Valor Econômico?. Em nota, a defesa de Lula disse que não comenta ?especulação de delação?.

Segundo apurou o ?Valor?, os pagamentos, de acordo com o ex-presidente da Odebrecht, tiveram origem no Setor de Operações Estruturadas da empresa, dedicado, de acordo com as investigações, ao pagamento de propina a agentes públicos. O uso do setor para tal fim foi revelado no início deste ano pela ex-secretária de Marcelo, Maria Lúcia Guimarães Tavares, que fez acordo de delação.

O que foi relatado por Marcelo, segundo o ?Valor?, é coerente à linha de investigação da Polícia Federal no âmbito da Lava-Jato. Segundo as investigações, Lula pode ter recebido até R$ 23 milhões. Investigações apontam ainda que o codinome ?amigo?, que está nas planilhas apreendidas do Setor de Operações Estruturadas, seja uma referência a Lula.

Marcelo Odebrecht já prestou alguns depoimentos à Força-Tarefa em Curitiba, cidade onde está preso desde junho de 2015. Ele tem falado aos procuradores da Lava-Jato na presença de seus advogados.