Opinião

Marcelo Medeiros disputa o Dakar pela quarta vez

O brasileiro Marcelo Medeiros conquistou o quarto lugar na categoria Quadricicloes em 2018

Marcelo Medeiros disputa o Dakar pela quarta vez

O piloto maranhense Marcelo Medeiros, da TagRacing e tetracampeão do Sertões, inscrito na categoria Quadriciclo, chegou a Jeddah com antecedência para participar das vistorias técnicas e administrativas, briefing e ajustes finais no veículo de competição.

Marcelo conta sobre a preparação para encarar o desafio, a bordo da Yamaha Raptor 700, sob o número #183.  “Fomos recepcionados pela organização depois do nosso trajeto de São Luís (MA) a São Paulo (SP) e Jeddah. Estamos instalados com a nossa estrutura no parque de apoio aqui na capital da Arábia Saudita. Fizemos a adesivagem no quadri e as vistorias, além dos últimos ajustes. Agora está tudo pronto para a largada“, diz o piloto em sua quarta participação no evento e a primeira disputa no Oriente Médio.

Dentro do Dakar, Marcelo Medeiros teve outras três participações, quando a competição aconteceu na América do Sul. Em sua estreia, em 2016, e no ano seguinte o maranhense não finalizou a prova. Em 2018, ficou em quarto lugar entre os quadriciclos.

Neste ano, o Dakar 2022 conta pontos a cada etapa, individualmente, para o Mundial de Rali Cross Country (FIA e FIM). Os competidores terão duas semanas de rali em um desafio duríssimo desde a largada até a chegada, com um dia de descanso na capital da Arábia Saudita, em Riad (8). Na segunda-feira (3), segunda etapa, os competidores já entram na Maratona, onde não poderão receber apoio mecânico externo. A organização programou cinco etapas em laço (com largada e chegada com o mesmo local), para facilitar à logística.

 

Crédito: Divulgação

 

 

Programação do Rali Dakar 2022

Prólogo – Sábado, 1º de janeiro de 2022 

Jeddah – Ha’il

Especial: 19 km

Deslocamento total: 834 km

 

Etapa 1 – Domingo, 2 de janeiro de 2022   

Ha’il – Ha’il   

Especial: 334 km

Deslocamento total: 546 km

 

Etapa 2 – Segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Ha’il- Al Artawiyah

Especial: 339 km

Deslocamento total:  585 km

 

Etapa 3 – Terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Al Artawiyah – Al Qaisumah

Especial: 368 km

Deslocamento total: 554 km

 

Etapa 4 – Quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Al Qaisumah – Riad

Especial: 465 km

Deslocamento total: 707 km

 

Etapa 5 – Quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Riad – Riad

Especial: 348 km

Deslocamento total:  563 km

 

Etapa 6 – Sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Riad – Riad

Especial: 421 km

Deslocamento total: 635 km

 

Descanso –  Sábado, 8 de janeiro de 2022   

Riad       

 

Etapa 7 – Domingo, 9 de janeiro de 2022

Riad – Al Dawadimi

 

Etapa 8 – Segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Al Dawadimi – Wadi Ad Dawasir

Especial: 394 km

Deslocamento total: 828 km

 

Etapa 9 – Terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Wadi Ad Dawasir – Wadi Ad Dawasir

Especial: 287 km

Deslocamento total: 490 km

 

Etapa 10 — Quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Wadi Ad Dawasir – Bisha

Especial: 374 km

Deslocamento total: 757 km

 

Etapa 11 – Quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Bisha – Bisha

Especial: 345 km

Deslocamento total: 500 km

 

Etapa 12 – Sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Bisha – Jeddah

Especial: 163 km

Deslocamento total: 676 km

 

Começa na Arábia Saudita o maior rali do mundo

 

Primeiro dia do ano, primeiro dia do Rali Dakar. A 44ª edição da mais importante e difícil competição off-road do mundo começa neste sábado na Arábia Saudita. A principal novidade é que pela primeira vez terá a participação de carros elétricos.

O Dakar de 2022 terá um percurso de 8.177quilômetros, dos quais 4.258 serão cronometrados. Serão 500 quilômetros a menos do que no ano passado, no entanto, 70% será inédito.

O Rali Dakar deste ano terá a participação de 430 veículos, divididos nas categorias Motos, Quadriciclos, UTVs, Carros e Caminhões.

O Brasil terá oito representantes. Na categoria UTVs estarão Jorge Wagenfuhr e Filipe Bianchini, com um Speed UTV. T4 a novidade é a participação de Rodrigo Luppi e Maykel Justo, com um Can-Am Maverick da South Racing. Gustavo Gugelmin mais uma vez alinha ao lado do norte-americano Austin Jones, em um Can-Am Maverick da equipe oficial Monster Energy Can-Am.

Marcelo Gastaldi está de volta com o Buggy Century CR6. A seu lado estará Cadu Sachs (filho do também navegador e hoje diretor do Sertões Du Sachs).

A novidade é a volta de um competidor verde e amarelo entre os quadriciclos. Depois de participar do Dakar em sua fase sul-americana, o maranhense Marcelo Medeiros encara as dunas sauditas pela primeira vez.