Cotidiano

Marcelo Castro ?tem um lastro de ter enfrentado Cunha?, diz líder da minoria

BRASÍLIA – Apesar de não fechar apoio a nenhum candidato, deputados do PT e do PC do B se reuniram na tarde desta terça-feira e elogiaram a decisão do PMDB de lançar a candidatura de Marcelo Castro (PI) à Presidência da Câmara. Para os partidos, a decisão mexe no cenário da disputa e faz com que as bancadas rediscutam suas estratégias. A líder da minoria, Jandira Feghali (PC do B-RJ), disse que os partidos deverão fechar um posicionamento até amanhã, mas que o perfil do candidato que apoiarão está definido: ter votado contra o impeachment, ser uma candidatura anti-Cunha e garantir a volta da normalidade e do respeito à democracia na Casa.

? A chegada de Marcelo Castro no cenário coloca todas as bancadas para rediscutirem. Exatamente porque ele tem um lastro de ter enfrentado Eduardo Cunha em todos momentos na Casa, como agora, dentro do PMDB, o Planalto queria tirar a candidatura de Marcelo Castro. Planalto e Cunha eram contra a existência de Marcelo Castro na disputa. Castro sai com uma candidatura contra Cunha e contra o centrão. Por isso todas as bancadas rediscutirão ? disse Jandira.

O líder da minoria afirmou que a candidatura de Rogério Rosso (PSD-DF) se configura como a candidatura do centrão e pró- Cunha e que Marcelo Castro é um candidato com lastro de enfrentamento de Cunha. A líder disse que a nova oposição, hoje minoritária, quer apoiar uma candidatura que não seja apenas para “marcar posição” e sim que possa chegar ao segundo turno e ganhar a disputa. Por isso, descarta o lançamento de um nome ligado às bancadas.

? A gente acha que pode quebrar essa unidade do campo de centro buscando uma candidatura de centro esquerda, que seja contra Cunha, que demarque no campo democrático e chegue no segundo turno ? afirmou a deputada.