Esportes

Marcas estranhas no corpo de Phelps são resultado de terapia de cura

RIO – Quado Michael Phelps caiu na piscina pelo revezamento 4x100m americano na noite de sábado, todo mundo já esperava que ele conseguisse mais uma medalha de ouro para a sua coleção, que já possuía 18. O que causou espanto nas pessoas foram as marcas redondas nas costas e ombros do nadador. A explicação para elas é simples: uma terapia para dores musculares chamada de ventosa terapia. natação

A técnica é muito antiga e inspirada na medicina alternativa chinesa. Copos de vidro são aquecidos e colocados na pele. Quando o ar dentro do vidro esfria, gera um vácuo, causando a sucção da pele, como uma ventosa. A sucção de pele é que deixa as marcas observadas no astro da natação.

A terapia é aplamente utilizada por atletas da delegação americana para recuperação muscular. Além de Phelps, alguns meninos na ginástica também já apareceram com as marcas. A nadadora norte americana Natalie Coughlin, 12 vezes medalista olímpica, já postou fotos durante a a prática da terapia em seu Instagram. Apesar de ser dolorida, os praticantes acreditam que os efeitos da técnica compensam a dor e as cicatrizes.

ventosa