Cotidiano

Marcadas novas audiências da Pecúlio

Foz do Iguaçu – As audiências da Operação Pecúlio – que investiga um esquema de desvio de dinheiro na Prefeitura de Foz do Iguaçu – serão retomadas e estão agendadas para os dias 25, 26, 29 e 30 de outubro.

Nessa etapa, devem ser ouvidos o ex- prefeito Reni Pereira (PSB) e mais 98 réus da 5ª e da 6ª fase da Pecúlio, denominadas: Operação Nepoti 1 e 2, deflagradas ainda em 2016 e que levaram para a prisão 12 dos 15 vereadores da cidade na época.

A Nepoti investiga o pagamento de propina aos parlamentares em troca de apoio a projetos de interesse do ex-prefeito.

Reni responde na Justiça por mais de 400 ações criminosas e alega ser inocente em todas elas. Ele chegou a ser preso.

De acordo com as investigações da Polícia Federal, o ex-prefeito seria o chefe de um esquema de desvio de dinheiro no Município, inclusive verba federal, com a ajuda de um grupo formado por servidores, agentes políticos e empresários que fraudavam licitações. Reni Pereira aguarda o julgamento em liberdade após ter tido a prisão domiciliar revogada pelo STJ (Supremo Tribunal de Justiça) ainda em 2016.

As últimas audiências da Operação Pecúlio ocorreram em maio.

A primeira fase da Operação Pecúlio foi deflagrada em abril de 2016, mas as investigações já haviam se iniciado em 2014.

Além dos réus que devem ser ouvidos nessa fase, outras 85 pessoas também foram denunciadas em processo derivado das investigações da Operação Pecúlio.