Cotidiano

Marca chinesa apresenta o primeiro smartphone 5G do mundo

64880301_FILE PHOTO The ZTE display is shown at the annual Consumer Electro.jpg

BARCELONA ? A fabricante chinesa ZTE apresentou neste domingo o primeiro smartphone do mundo compatível com redes 5G, que as operadoras esperam colocar em funcionamento a partir de 2020. De acordo com a empresa, o Gigabit é capaz de alcançar velocidade de conexão de 1 Gbps, dez vezes superior às mais veolozes redes 4G.

O aparelho foi apresentado na véspera do início do Mobile World Congress, maior feira do setor de tecnologias de dispositivos móveis, que acontece esta semana em Barcelona. Segundo a ZTE, smartphones como o Gigabit serão indicados para o streaming de vídeos em altíssima resolução ou em realidade virtual.

? Com este novo aparelho, a maneira como a gente se mantém conectado mudará para sempre . As tecnologias 5G serão uma das prioridades do desenvolvimento global da ZTE ? disse um porta-voz da companhia, segundo a AFP.

Para Thomas Husson, analista da Forrester, o telefone da ZTE ?permite prever um futuro em que as pessoas poderão baixar filmes em segundo?, mas ele não acredita que o aparelho será um sucesso de vendas:

? A triste realidade é que este telefone não chegará aos bolsos dos consumidores porque tanto a rede 5G como a realidade virtual estão a anos de se tornarem uma realidade para as massas.

A indústria da tecnologia promove uma corrida para o desenvolvimento da próxima geração das redes de telefonia móvel, que promete conexão ultravelox para uma geração acostumada ao streaming de vídeos. A operadora sul-coreana KT Corp espera testar o serviço 5G durante os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em 2018.