Cotidiano

Maranhão confirma para quarta eleição do novo presidente da Câmara

Acordo foi fechado na noite de domingo após reunião de líderes partidários

BRASÍLIA – O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), definiu, após reunião com a mesa diretora, que a eleição do novo presidente da casa será na próxima quarta-feira às 16h. Os registros de candidatura serão aceitos até o meio-dia da mesma data. Maranhão ainda terá que confirmar com o colégio de líderes as regras da escolha do substituto de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Com a expectativa de um grande número de candidatos (sete já oficializaram participar do pleito), a mesa definiu que cada aspirante à vaga deixada por Cunha terá até dez minutos para discursar no plenário. Se alguém for chamado para discursar e não estiver na sessão, perde-se o direito à fala. A ordem desses discursos se dará após sorteio.

Haverá segundo turno caso um candidato não alcance maioria absoluta. Caso ocorra empate entre os segundos colocados, o deputado mais velho e com mais tempo de Câmara irá disputar o segundo turno. Se houver segundo turno, haverá um intervalo de uma hora para a adequação das urnas eletrônicas.

Após a renúncia de Cunha, na última quinta-feira, a definição da data da eleição marcou um impasse entre Maranhão e líderes partidários. O presidente interino havia marcado a sessão para a próxima quinta-feira, enquanto alguns líderes queriam a escolha já para terça. A orientação pela nova data ocorreu neste domingo, após acordo entre líderes e candidatos.

*Estagiário sob supervisão de Paulo Celso Pereira