Esportes

Maradona lembra início nas drogas e exalta Messi: 'Grande com ou sem Copa do Mundo'

Quando Maradona decide soltar o verbo, é difícil conter sua língua afiada. Em duas entrevistas que foram ao ar na quinta-feira, à TV argentina “TyC Sports” e à emissora italiana Mediaset, o ex-jogador e campeão do mundo em 1986 passeou por temas como Fifa, os melhores que viu jogar, seu passado com as drogas e, claro, o principal nome da seleção argentina atualmente: Lionel Messi.

Maradona defendeu Messi das críticas e pressão excessivas, um dos motivos que chegou a ser levantado para explicar a decisão do camisa 10 do Barcelona de se afastar temporariamente da seleção após a Copa América Centenário, em 2016. Naquela ocasião, a Argentina foi derrotada nos pênaltis para o Chile, com direito a cobrança desperdiçada por Messi, que viu escapar mais uma vez a chance de ganhar seu primeiro troféu com a seleção principal:

– Messi é grande com ou sem Copa do Mundo, e temos que agradecer a Deus por ele ser argentino. Por que temos que colocar este fardo em Messi de que se não ganhar um Mundial não é craque? Apenas deem uma bola para ele e que a Copa do Mundo fique com a Fifa – disse Maradona à “TyC Sports”.

Tal qual Messi, Maradona vestiu a camisa do Barcelona na juventude, mas ficou apenas duas temporadas no clube catalão, dos 22 aos 24 anos. Foi justamente em seu último ano no Barça que Maradona começou a mergulhar no vício em cocaína, segundo revelou à “Mediaset”:

– Eu tinha 24 anos quando consumi drogas pela primeira vez, em Barcelona. Foi o maior erro da minha vida – resumiu.

O ex-jogador chegou a ser flagrado em exame antidoping na Copa do Mundo de 1994 por uso de cocaína, e passou por clínicas de reabilitação. Maradona afirmou que não consome drogas há 13 anos, e disse que se considera “uma pessoa de sorte” por ter conseguido seguir sua vida normalmente.