Esportes

Maracanã: gramado fica pronto para jogo em um mês

OLY-2016-PARALYMPIC-INAUGURATION

A grama do Maracanã só terá condições de jogo no dia 17 de outubro. Esse é o prazo final com o qual trabalha a empresa responsável. Com isso, no que depender das condições do gramado, o Maracanã estaria liberado para a partida entre Flamengo e Corinthians, no dia 23 de outubro. Já o clássico entre Fluminense e Flamengo, no dia 12, não tem chance de acontecer lá.

A empresa responsável pelo plantio do gramado só vai entrar no Maracanã no dia 27 de setembro. Por enquanto, o estádio está sem grama, já que ela foi retirada para a abertura dos Jogos Paralímpicos. Antes dos rolos de grama serem colocados na terra, um buraco de 1,80m de profundidade, 4m de largura e 6m de comprimento precisa ser fechado. Ele foi feito para abrigar a ?sala de controle? que comandou a máquina que dançou com Amy Purdy. Sem danos no sistema de drenagem, a cratera será fechada em quatro ou cinco dias.

UM PROCESSO DE 21 DIAS

Depois do nivelamento da terra, os rolos de grama vindos de Saquarema poderão ser instalados. Este processo demora quatro ou cinco dias. As chuvas costumam ajudar.

Com a planta já adaptada ao novo local, são mais cerca de 10 dias para que ela fique 100% igual e tenha condições de jogo.

Porém, a liberação do estádio não depende só do gramado, segundo informou o Rio-2016. Dentro do campo de jogo há muita coisa para ser desmontada e cadeiras para serem instaladas.

Se no Maracanã a grama exige um cuidado de cerca de 21 dias, a do Engenhão só precisa de cinco. Os desgastes no gramado, feitos principalmente pelas provas de arremesso de peso, são simples de resolver. A empresa já trabalha no estádio do Botafogo desde o dia 18 de setembro, quando acabaram as competições de atletismo.

O Governo do Estado publicou ontem, no Diário Oficial, a assinatura do contrato com a Fundação Getúlio Vargas para que seja feita um estudo de viabilidade para a nova concessão do Maracanã com a participação dos clubes.