Agronegócio

Mapa estende calendário para cultivo do milho

Cascavel – O pedido feito pela Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), semana passada, teve resultados práticos para os produtores paranaenses e traz um alívio para toda a cadeia de produção de aves e suínos. O Diário Oficial da União de ontem trouxe a retificação das portarias que estabelecem o Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático) do feijão safrinha e do milho 2ª safra para a safra 2017/18 no Paraná. A Federação pediu que o calendário fosse estendido em 20 dias para 170 municípios produtores do cereal e outras 176 cidades que cultivam a leguminosa.

A solicitação da Faep surgiu a partir da demanda dos agricultores, que não poderão semear o milho e o feijão no período recomendado em função do prolongamento do ciclo da soja. O atraso na oleaginosa ocorreu em função das condições climáticas adversas em praticamente todas as regiões paranaenses. A seca no mês de setembro e a chuva em outubro prejudicaram o plantio da soja em praticamente todas as regiões. Nos meses seguintes, as chuvas acima do normal e a baixa luminosidade em função dos dias nublados retardaram o desenvolvimento das plantas.

As portarias

A Portaria 116/2017 referente ao feijão 2ª safra prorroga até 20 de fevereiro o período de semeadura das cultivares do grupo I, II e III e solos 2 e 3. Ao todo foram 176 municípios paranaenses beneficiados.

Já a Portaria 214/2017 referente ao milho segunda safra prorroga até 20 de fevereiro o período de semeadura das cultivares do grupo I e II, solos 1, 2 e 3, sendo que os decêndios adicionais estão na classe de risco de 40%, o maior nível.

Migração de área deve ser menor no oeste

A Portaria 116/2017 atende totalmente o pedido da Faep para o feijão 2ª safra. Para o milho safrinha, no entanto, o Mapa atendeu parcialmente, estendendo a janela de plantio apenas para os municípios com vencimento do prazo até 10 de fevereiro. Para aqueles com possibilidade de semeadura após a data não houve alteração, permanecendo os prazos anteriores.

Caso confirme a impossibilidade de semeadura do milho safrinha para esses municípios com janela posterior a 10 de fevereiro, a Faep irá reforçar o pedido ao Mapa antes do vencimento do prazo.

Somente na região seriam comprometidos, sem a prorrogação do prazo de plantio, cerca de 200 mil hectares. Com a medida, os produtores devem rever seu planejamento e a área de milho provavelmente será reestimada.

Segundo o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, a medida garantirá mais segurança a muitos produtores que haviam desistido do cultivo do milho na safra de inverno: “Assim os produtores se sentirão mais seguros para plantar e acreditamos que parte expressiva de quem está com o ciclo da soja atrasado consiga fazer a semeadura do milho. É evidente que não terá como todo o mundo cultivar porque existem muitas áreas bastante atrasadas, nesses casos devem migrar para aveia e um pouco para o trigo”, completou o secretário.

Neste momento, quando as lavouras deveriam estar praticamente sem soja, a colheita da oleaginosa atinge no Estado apenas 2% da área, segundo Ortigara.

Mesmo assim, o secretário estima que no Paraná serão colhidas 19 milhões de toneladas do cereal. “Já sabíamos que não teríamos uma safra como a do ano passado, que foi recorde”, seguiu.

Ortigara estima que a intensificação da colheita da soja ocorrerá na próxima semana em todo o Estado. A regra que vale para a região vai contribuir para o plantio direto da safrinha.

Municípios do oeste que têm mais prazo para o plantio do milho
Anahy
Assis Chateaubriand
Boa Vista da Aparecida
Braganey
Cafelãndia
Campo Bonito
Capitão Leônidas Marques
Cascavel
Céu Azul
Corbélia
Diamante do Sul
Diamante dÓeste
Entre Rios do Oeste
Formosa do Oeste
Foz do Iguaçu
Guaíra
Guaraniaçu
Ibema
Iguatu
Iracema do Oeste
Itaipuãndia
Jesuítas
Lindoeste
Marechal Cândido Rondon
Maripá
Matelândia
Medianeira
Mercedes
Missal
Nova Aurora
Nova Santa Rosa
Ouro Verde do Oeste
Palotina
Pato Bragado
Quatro Pontes
Ramilândia
Santa Helena
Santa Lúcia
Santa Tereza do Oeste
Santa Terezinha de Itaipu
São Miguel do Iguaçu
São Pedro do Iguaçu
Serranópolis do Iguaçu
Terra Roxa
Três Barras do Paraná
Tupãsssi
Vera Cruz do Oeste
Mais prazo para o plantio do feijão
Boa vista da Aparecida
Braganey
Campo Bonito
Capitão Leônidas Marques
Cascavel
Catanduvas
Diamante do Sul
Guaraniaçu
Ibema
Santa Lúcia
Três Barras do Paraná