Variedades

Mãos que trazem a paz pela arte

A obra construída há cinco anos no Cemitério Cristo Redentor, no Bairro Guarujá em Cascavel, é uma amostra do talento do artista plástico Claudio Koddriwk.

Com o passar do tempo, a escultura que retrata arte sacra no estilo barroso sofreu desgastes, mas neste ano, o idealizador, sempre preocupado em tornar o trabalho atrativo aos olhos do público, fez os reparos necessários.

“A escultura é de cimento e a cor que recebe é com pó de mármore branco. Não usei tinta”, detalha o artista a técnica. O serviço foi concluído antes do feriado de finados, quando o cemitério deve receber o maior número de visitantes.

Um detalhe inusitado e respeitado pelo artista, foi a presença de um morador na escultura. “O João de Barro escolheu ela para construir casa, então decidimos aceitar o que faz parte da natureza”, comenta.

Pela cidade Koddriwk tem inúmeros trabalhos espalhados, como em frente ao Colégio Santa Maria, na travessia da Acesc, no calçadão, entre outros tantos lugares.

“Também já fiz obras em São Miguel do Iguaçu, na praça Naipi, em Foz do Iguaçu e São Paulo”, cita ele que há 50 anos dissemina a arte plástica.

O tempo é mero detalhe para o artista plástico que define a paciência como o fator fundamental para que consiga expressar o dom.

“Por isso não sou acostumado a negociar muitos trabalhos de uma vez. Gosto de fazer dentro do meu tempo. É uma arte de que exige bastante detalhes e algumas levam até um ano para semre concluídas”, explica.

O trabalho não é limitado às artes sacras e Koddriwk revela outros afinidades. “Faço cascatas e nesse momento estou envolvido em uma”, revela ao acrescentar que a madeira também é matéria-prima para muitas obras de arte que produz.

Natural de Zacarias no Rio Grande do Sul, ele chegou ainda pequeno em Cascavel e hoje aos 65 anos se orgulha da trajetória nessa cidade. “Me considero cascavelense e sou realizado por ter contribuído e deixado minhas marcas nessa cidade”.