Cotidiano

Manutenção predial: Cade recomenda condenação de 7 empresas por cartel

BRASÍLIA. A Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a condenação, por formação de cartel, de sete empresas que prestam serviços de manutenção predial para o governo e para clientes privados. A decisão é do Tribunal do Cade, mas, se condenadas, as empresas podem pagar multas entre 0,1% e 20% do faturamente bruto.

As empresas investigadas são Álamo Engenharia S/A, Araújo Abreu Engenharia, Eletrodata Instalações e Serviços, Projetos Engenharia, Comércio e Montagens, Moreira Zappa Engenharia Energia Climatização e Redes (atual denominação da RMZ Engenharia Elétrica), Wechsel e WH Engenharia RJ. Especificamente com relação à representada Emerson Sistemas de Energia e quatro de seus funcionários, a Superintendência recomendou o arquivamento da investigação.

As práticas teriam ocorrido entre 2000 e 2006. Segundo as apurações do conselho, há provas de que as empresas ?se reuniam com o objetivo de definir os preços praticados e dividir entre si diversos processos públicos e privados de contratação de serviços de manutenção predial?.