Cotidiano

Mantida denúncia contra 98 réus da Pecúlio

O juiz da 3ª Vara Criminal da Justiça Federal em Foz do Iguaçu, Pedro Aguirre Filho, manteve o recebimento da denúncia do Ministério Público Federal contra 98 réus da Operação Pecúlio, que desvendou esquema milionário de recursos públicos e levou o então prefeito Reni Pereira, secretários, servidores e empresários à prisão.

A decisão foi tomada em resposta a pedidos feitos por advogados de defesa de investigados na 5ª e 6ª fases da Operação Pecúlio, denominadas de Nipoti 1 e 2, desenvolvidas em dezembro do ano passado e que culminou com a prisão de 12 vereadores da antiga legislatura.

Se fosse atacado, o pedido da defesa permitiria que cinco vereadores reeleitos e que chegaram a ser presos sob acusação de receber uma espécie de “mensalinho” para fazer vistas grossas tomassem posse imediatamente.

As audiências para instrução do processo serão iniciadas no dia 15 de maio, na Delegacia da Polícia Federal, onde serão ouvidas mais de 500 testemunhas arroladas pelo MPF.

 

QUEBRA DE DECORO

Além do processo judicial, os vereadores reeleitos (Anice Gazzaoui, Darci Siqueira, Edílio Dall’Agnol, Luiz Queiroga e Rudinei de Moura) são alvos de uma CPI instaurada pela Câmara por quebra de decoro. Se forem considerados culpados, os cinco terão seus mandatos sumariamente cassados.