Cotidiano

Manifestantes vão às ruas contra Trump pela segunda noite seguida

Dezenas de cidades americanas tiveram mais uma noite de protestos contra a eleição do empresário Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Todas as manifestações aconteceram de forma pacífica, sem relatos de violência.

Na Costa Leste, protestos ocorreram em Washington, Baltimore, Filadélfia e Nova York, enquanto os manifestantes da Costa Oeste reuniram-se em Los Angeles, São Francisco, Oakland, Califórnia e Portland, Oregon.

A polícia de Baltimore informou que cerca de 600 pessoas marcharam pela área do centro de Inner Harbor, com algumas estradas de bloqueio sentadas na rua. Duas pessoas foram presas, disse a polícia.

Em São Francisco, na Califórnia, estudantes do ensino médio marcharam pelo centro da cidade em meio a gritos de “Não é meu presidente” e segurando cartazes que pediam a saída do futuro do líder americano.

Cerca de 500 pessoas se reunião em Loisville, no estado de Kentucky, para protestar contra o resultados da votação realizada na última terça-feira. Jovens também marcharam pelas ruas das cidades de Michigan, Pensilvânia e Maryland.

Em Denver, uma multidão estimada pelos meios de comunicação locais no número de cerca de 3.000 se reuniram no recinto do Capitólio do estado do Colorado e marcharam pelo centro da cidade em um dos maiores eventos de quinta-feira.

Em Nova York, em torno de cem manifestantes foram para a Union Square, em Manhattan protestar contra Trump. Eles levaram cartazes com a mensagem de “Estados Divididos da América” e “pare de falar à nova geração”.

Os protestos de quinta-feira foram em geral menores em escala e menos intensos do que os de quarta-feira, enquanto adolescentes e jovens adultos novamente dominavam as multidões racialmente misturadas.