Cotidiano

Manifestantes protestam em área de convidados no Capitólio

PRO.jpgWASHINGTON ? Os protestos contra a posse do presidente Donald Trump ocorreram inclusive na área oficial de convidados no Capitólio e enquanto o republicano fazia seu juramento. Um dos participantes levantou um dos cartazes encartados nesta sexta-feira no jornal ?Washington Post?, com a frase ?Nós o povo?. A placa continha um desenho do mesmo artista que fez o cartaz ?Hope? (esperança), para a campanha de Barack Obama em 2008.

Durante o discurso do presidente, houve uma tentativa de vaias, mas os apoiadores de Trump tentaram abafar as manifestações com os gritos de ?EUA, EUA? ou ?Trump, Trump?.

Muitas pessoas esperaram horas na fila para ir ao National Mall, área destinada ao público para ouvir o discurso de Trump.

Cerca de 500 pessoas, algumas usando máscaras ou lenços para cobrir seus rostos, marcharam pela cidade, quebrando janelas de uma agência do Bank of America, de um restaurante do McDonald’s e de um Starbucks, todos símbolos do sistema capitalista americano.

O grupo enfrentou a tropa de choque da polícia, que respondeu com spray de pimenta e granadas de efeito moral.

A multidão, que carregava cartazes, um deles com os dizeres ?Deixem os Racistas com Medo de Novo?, se dispersou após a polícia ter respondido com força.

(Com agências internacionais)