Cotidiano

Manifestantes protestam contra a PEC dos gastos no Centro do Rio

INFOCHPDPICT000062068440RIO – Manifestantes contrários à proposta de emenda constitucional (PEC) 241, que limita os gastos públicos, participam de um protesto contra a medida na tarde desta segunda-feira no Centro do Rio. Nem Polícia Militar, nem organizadores tinham estimativa de público presente as 18h. A programação prevê uma passeata até a Cinelândia.

O protesto foi convocado pela Frente Brasil Popular, Frente Povo sem Medo e Frente da Esquerda Socialista. A organizações reúnem sindicatos e movimentos sociais, que também são contrários ao governo de Michel Temer. A manifestação ocorre na véspera da votação em segundo turno da PEC, prevista para está terça-feira.

Embora o texto limite todos os gastos públicos do governo pelos próximos 20 anos, as críticas dos manifestantes se concentram na limitação das despesas com saúde e educação. Por isso, a medida foi apelidada de PEC do fim do mundo pelos contrários.

Antes mesmo das 17h, horários de concentração do protesto, pelo menos dois ônibus e três viaturas da Polícia Militar já ocupavam a Candelária. Até as 17h50m, não havia registro de confronto entre manifestantes e polícia, que chegou a revistar mochilas e bolsas de alguns manifestantes.

Entre os participantes do protesto, estava o professor universitário Pedro Campos, que aproveitou para levar a filha Leticia, de 3 anos, à concentração do protesto.

– A gente corre o risco de perder direitos constitucionais, como o investimento em saúde e educação. Estou aqui me juntando ao coro. Existem outros caminhos mais interessantes (para o ajuste fiscal), como a de forma tributária. Nessa legislação tributária é regressiva, concentra renda – argumentou o professor, que não planejava seguir o cortejo com a filha.

Por volta das 16h desta segunda-feira, mais de 5.700 pessoas haviam confirmado presença no evento criado no Facebook.